Advertisement

Conheça o avião VIP da USAF que levou o presidente da Ucrânia até os EUA

Avião Presidente Ucrânia EUA Estados Unidos guerra C-40B 737 Boeing

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky realizou ontem (21) a sua primeira visita oficial internacional desde o início da guerra em seu país, quando a Rússia invadiu o território ucraniano no dia 24 de fevereiro.

Para a surpresa de muitos, Zelensky anunciou nas redes sociais que faria uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mas sem detalhes sobre a viagem.

Entretanto, horas depois do anúncio, um Boeing C-40B de matrícula 01-0041 do governo dos Estados Unidos decolou de Rzeszow (RZE), na Polônia, cidade localizada nas proximidades da fronteira com a Ucrânia, que tem sido um dos principais pontos logísticos de apoio para os ucranianos.

Horas depois, o C-40B USAF pousou em Washington, mais precisamente na base aérea de Andrews (AFB), conhecida como a base do VC-25, versão militar do Boeing 747 adaptado para o transporte do presidente dos Estados Unidos. 

O encontro entre os presidentes da Ucrânia e dos Estados Unidos serviu para anunciar um acordo de assistência US$ 1,85 bilhão (R$ 9,6 bilhões) fornecido pelos norte-americanos, incluindo a transferência do sistema de defesa aérea Patriot.

 

 

Boeing C-40B: o avião que transportou o presidente ucraniano aos EUA

Avião Presidente Ucrânia EUA Estados Unidos guerra C-40B 737 Boeing
Foto: Jeff Gilbert via Wikimedia Commons

O Boeing C-40B é uma versão modificada do 737-700 BBJ, porém, a aeronave conta com equipamentos que garante maior autonomia, proteção militar e comunicação.

De acordo a USAF, o C-40B conta com um alcance de 9.260 quilômetros (5.000 milhas náuticas), sendo o dobro que um Boeing 737 convencional pode cumprir.

Por ser um avião com configuração VIP, o Boeing C-40 conta com tanques adicionais de combustível e um trem de pouso idêntico ao do Boeing 737-800.

O C-40B conta com uma capacidade avançada de comunicação e melhorias operacionais para o transporte de autoridades civis e militares. Sua configuração permite que a aeronave seja uma espécie de ‘escritório aéreo’, principalmente quando o avião está empregado para missões diplomáticas.

Confira o interior de uma aeronave semelhante no vídeo abaixo:

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Boeing, Boeing C-40, Guerra na Ucrânia, Ucrânia, usaexport, USAF