Advertisement

Dassault Falcon 6X entra na fase final dos testes de voo

Falcon 6X

O novo Falcon 6X da Dassault Aviation está entrando na fase final de sua campanha de testes de voo de certificação com a EASA e a FAA, preparando o terreno para que o jato executivo entre em serviço em meados de 2023.

“O 6X se destacou como uma aeronave extremamente notável, navegando em sua campanha de certificação e impressionando consistentemente pilotos e engenheiros com seu desempenho impecável”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. “Em breve, também impressionará os clientes.”

No verão passado, uma das três aeronaves de teste de voo passou por testes de clima quente no deserto da Tunísia. Esses testes, executados em temperaturas de até 48°C, tinham como objetivo confirmar que a aeronave poderia funcionar adequadamente em altas temperaturas e com resfriamento adequado enquanto voava em circuitos sobre o deserto a 10.000 pés (3.048 m).

Eles complementaram os testes de imersão a frio realizados no inverno passado no norte do Canadá para demonstrar a operação segura em temperaturas ultrafrias de até -38°C.

Testes de voo de alta altitude em uma faixa de 9.070 pés (2.764 m) de altura em Telluride, Colorado, também foram concluídos com sucesso.

Em agosto, o motor Pratt & Whitney 812D de 13.500 libras de empuxo da aeronave recebeu a certificação da EASA. A aprovação da FAA está pendente. Um simulador de voo completo entrou em operação na CAE Burgess Hill, no Reino Unido, e estará pronto para começar a treinar tripulações de clientes 6X em abril.

O teste mais difícil de todos – o mundo real

No final de julho, o primeiro 6X aterrissou após uma campanha de demonstração ao redor do mundo destinada a mostrar a plena maturidade e confiabilidade dos sistemas das aeronaves. A campanha incluiu 50 voos nos cinco continentes e cobriu 50.000 milhas náuticas.

“A turnê foi um teste rigoroso no mundo real para garantir que a Dassault possa entregar um produto maduro com total prontidão operacional de todos os sistemas desde o primeiro dia”, disse Trappier. “Os pilotos deram a todos os sistemas, incluindo novos recursos do convés de vôo EASy IV, notas altas e desempenho avaliado como ‘spot on’.”

A conectividade durante o voo de demonstração foi relatada como excelente, mesmo nas etapas mais remotas do passeio. Em voo, medições e reações dos passageiros confirmaram que o 6X será o Falcon mais silencioso até agora.

O 6X operava em ritmo acelerado, registrando até cinco voos em alguns dias. A etapa mais longa da turnê foi de Paris a Los Angeles, voando em 11 horas e 25 minutos. O voo, que percorreu 5.150 milhas náuticas contra fortes ventos contrários, foi concluído com reserva total de combustível.

O 19º Falcon 6X está atualmente na linha de montagem final e três aeronaves de clientes estão sendo concluídas nas instalações da Dassault em Little Rock, Arkansas.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.