Advertisement

Duas empresas brasileiras se destacam no ranking Power Book 2024 da britânica eVTOL Insights

Imagem: Divulgação Moya.

A lista anual, publicada pela eVTOL, celebra e reconhece novos líderes de pensamento, influenciadores e inovadores que continuam a desafiar os limites do que é possível para a aviação elétrica.

Quarta edição do ranking Power Book

A quarta edição do ranking Power Book, publicada pela eVTOL Insights, foi recentemente lançada, destacando duas empresas brasileiras e seus respectivos CEOs. O marketplace de mobilidade aérea Flapper, sob a liderança do empreendedor em série Paul Malicki, e a Moya Aero, fundada pelo pioneiro da aviação elétrica, Alexandre Zaramela, foram reconhecidos no seleto grupo de 21 empresas premiadas pela revista britânica, especializada em mobilidade aérea avançada.

Dessa forma, o tema da capa do ranking deste ano foi “Reconhecendo a excelência e as realizações na indústria de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical”. Os lançadores do Power Book 2024 argumentam que os próximos 12 meses serão os mais emocionantes para a indústria, com mais testes de voos, parcerias com clientes e, em última análise, mais progresso em direção a uma eventual comercialização.

Nesse sentido, de acordo com a Flapper – empresa que não produz aeronaves – a mobilidade aérea avançada só poderá atingir todo o seu potencial com o crescimento de um novo tipo de mercado consumidor. A ascensão das aplicações móveis e dos voos compartilhados ajudam a estabelecer uma fundação sólida para a eventual integração da aviação elétrica. “Estou grato à minha equipe pela sua dedicação em tornar a Flapper uma plataforma ideal para desenvolver a aviação privada sustentável, social e acessível no futuro”, diz Paul Malicki, CEO da Flapper.

Em relação à Moya Aero, segunda empresa brasileira da lista, o Power Book destacou o pioneirismo e a inovação de sua futura solução de drones de carga. A empresa realizou recentemente seu primeiro voo bem sucedido, marcando o início da fase de testes de voos da empresa antes de entrar em serviço em 2026. Alexandre Zaramela é considerado um dos mais renomados engenheiros aeronáuticos do Brasil. Em maio de 2015, voou o SORA-e, o primeiro avião tripulado elétrico do Hemisfério Sul. Alexandre diz: “A presença de duas empresas brasileiras no ranking reforça o poder da nossa indústria aeronáutica em termos de tecnologia, empreendedorismo, inovação e criatividade. Queremos que todos os nossos colegas da indústria se sintam destacados pela nossa nomeação. A mobilidade aérea é construída diariamente com a contribuição de todos que buscam soluções mais sustentáveis.”

Mercado global

O mercado global de aeronaves eVTOLs deverá expandir a uma taxa composta de crescimento anual de 12.16% de 2023 a 2030, de acordo com um recém-publicado relatório da Verified Market Research®. O relatório revela que o mercado foi avaliado em US$ 11.12 bilhões em 2021 e deverá atingir US$ 34.92 bilhões até o final do período de previsão.

Flapper

Lançada em 2016, a Flapper é uma plataforma global de aviação privada sob demanda. Com sede no Brasil e escritórios locais nas principais cidades do mundo, incluindo Cidade do México e Lisboa, a empresa disponibiliza mais de 2.300 aviões e helicópteros para fretamento e compra em seu marketplace. A Flapper conta com cerca de 370.000 usuários em seu aplicativo móvel, já atendeu mais de 30.000 clientes em todo o mundo, além de ser certificada pela ARGUS e Wyvern.

Imagem: Divulgação Flapper.
Imagem: Divulgação Flapper.
Moya
Fundada em 2020 por Alexandre Zaramela e Renata Marins Paolillo, a Moya projeta, fabrica e opera veículos aéreos não tripulados totalmente elétricos inovadores para entrega de carga e logística de precisão, proporcionando ganhos expressivos de produtividade, sem emissões de CO2. Superando os desafios que limitam o transporte convencional, as soluções da Moya potencializam o futuro da logística, de forma sustentável e eficiente.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.