Advertisement

Em agosto, indicadores do transporte aéreo ainda estão abaixo dos níveis de 2019

ANAC DECEA Aeroportos São Paulo Aviação Civil Máscaras Feriado serviços aéreos Companhias aéreas Congonhas ABEAR AENA aeroportos Report Aviação no Brasil Estudo Greve Pilotos Comissáris SNA Aena

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou nesta segunda-feira (27/9) os principais indicadores do transporte aéreo do mês de agosto. Nesse período, a demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo e oferta de voos (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) aferidos no mercado doméstico recuaram 22% e 19,8%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2019 (pré-pandemia).

Foto: ANAC

Em todo o mês de agosto, o mercado doméstico transportou mais de 5,5 milhões de passageiros nos terminais pelo país, valor 30% inferior do que foi registrado em 2019. No acumulado do ano, o modal aéreo já transportou 35 milhões de viajantes.

No mercado internacional, o setor permanece impactado devido ao fechamento de fronteiras e restrição de viagem a turismo. No oitavo mês do ano, a demanda e oferta por voos tiveram retração de 76,4% e 65,5%, respectivamente, em relação ao mesmo período de dois anos atrás. Por outro lado, o transporte de carga e correio apresentou crescimento de 25,5%.

A comparação desses indicadores com igual período de 2019 tem sido realizada pela Agência considerando que a aviação não estava sob impacto da pandemia causada pela Covid-19, que tem afetado o transporte aéreo há pelo menos um ano e meio.

Os indicadores apresentados, bem como o histórico da base, estão disponíveis para consulta na página Relatórios de Demanda e Oferta (clique no link para acessar).

Via ANAC

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeroportos, Notícias

Tags: ANAC, Aviação Comercial, Mercado Doméstico, T, Transporte Aereo, usaexport