Aeroportos São Paulo

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou nesta segunda-feira (27/9) os principais indicadores do transporte aéreo do mês de agosto. Nesse período, a demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo e oferta de voos (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) aferidos no mercado doméstico recuaram 22% e 19,8%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2019 (pré-pandemia).

Foto: ANAC

Em todo o mês de agosto, o mercado doméstico transportou mais de 5,5 milhões de passageiros nos terminais pelo país, valor 30% inferior do que foi registrado em 2019. No acumulado do ano, o modal aéreo já transportou 35 milhões de viajantes.

No mercado internacional, o setor permanece impactado devido ao fechamento de fronteiras e restrição de viagem a turismo. No oitavo mês do ano, a demanda e oferta por voos tiveram retração de 76,4% e 65,5%, respectivamente, em relação ao mesmo período de dois anos atrás. Por outro lado, o transporte de carga e correio apresentou crescimento de 25,5%.

A comparação desses indicadores com igual período de 2019 tem sido realizada pela Agência considerando que a aviação não estava sob impacto da pandemia causada pela Covid-19, que tem afetado o transporte aéreo há pelo menos um ano e meio.

Os indicadores apresentados, bem como o histórico da base, estão disponíveis para consulta na página Relatórios de Demanda e Oferta (clique no link para acessar).

Via ANAC

DEIXE UMA RESPOSTA