Emirados Árabes iniciam fabricação de caudas do Boeing 787

Foto: Strata

A Strata, fabricante de peças e estruturas para aeronaves, com sede nos Emirados Árabes, entregou na terça(15/12) um estabilizador vertical de Boeing 787 completo. Está é a primeira vez que um estabilizador vertical ou popularmente conhecido como cauda, é fabricado fora das instalações da Boeing.

A cauda fará o percurso do Oriente Médio pelo oceano Atlântico e tendo como destino final a Carolina do Sul, na fábrica da Boeing.  

“Este marco significativo destaca o sucesso da Strata em replicar as capacidades da Boeing, reforçando a forte parceria entre nossas respectivas entidades e realça a posição da Strata como um parceiro confiável em toda a cadeia de abastecimento aeroespacial global”. Disse Ismail Ali Abdulla, CEO da Strata.

Até o momento foram feitas 5 caudas de Boeing 787 mas todas voltadas para uso dentro dos Emirados Árabes. A parceria entre a Strata e a Boeing se iniciou em 2011, quando a fabricante americana realizou um acordo para ser sua fornecedora. 

Além das caudas de 787, a empresa também fabrica empenagem da família 777, engloba estabilizador vertical e profundor. E a partir de agora também passa a fabricar empenagens para o novo 777X.

Como fornecedora da Boeing, a Strata precisou abrir uma fábrica chamada Strata Plus em Al Ain. Um dos motivos de fazer parceria com as fabricantes de aeronaves é para diversificar as formas de se gerar fundos e movimentar a economia local. 

A Strata também é parceira da Airbus desde 2008, desde então forneceu mais de 2.300 conjuntos de fuselagens e mais de 30.000 componentes para as aeronaves da Airbus. As peças foram feitas para a família A330, algumas partes de A380 e partes para o A350.


Além da Strata, há outras fornecedoras de peças para aviação com sede nos Emirados Árabes. A Nibras Al Ain é fruto de uma parceria entre a Mubadala Investment Company e a Abu Dhabi Airport Company. A empresa fornece peças para manutenção de aeronaves militares da MRO AMMROC.

Juntamente com essas empresas também tem a Edic Horizon International Flight Academy com o foco voltado aos Helicópteros. Ao lado dela existe a IA ADASI que possi especialidade para Drones.  

DEIXE UMA RESPOSTA