Advertisement

Entregues oficialmente os primeiros F-16 Block 70 da Eslováquia

Cerimônia marcou entrega oficial dos dois primeiros F-16 Block 70 da Eslováquia. Lockheed Martin/Divulgação.

A Lockheed Martin celebrou nesta quinta-feira (29) a entrega oficial dos primeiros F-16V Block 70 para a Eslováquia, o que a companhia chamou de “nova era da defesa aérea europeia.” A cerimônia na sede da empresa em Greenville, onde os caças são fabricados, ocorre mais de um mês depois que a Lockheed anunciou a entrega dos F-16 ao país.

O evento teve a presença do vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa da República Eslovaca, Robert Kaliňák e demais autoridades dos Estados Unidos e Eslováquia. Segundo a empresa, a solenidade sublinha o aprofundamento da parceria entre as duas nações aliadas. Os caças F-16 Block 70 ajudarão a República Eslovaca a garantir mais uma vez a proteção do seu espaço aéreo com as suas próprias capacidades”, afirmou a Lockheed. 

Foram entregues um F-16C monoposto e um F-16D de dois assentos, que ficarão em Greenville para treinamento de manutenção, crucial para os militares da Força Aérea Eslovaca garantirem a integração tranquila e a operação eficaz da frota de F-16. O primeiro grupo de aeronaves está previsto para chegar à Eslováquia em meados de 2024; a Lockheed Martin deve concluir as entregas no ano seguinte. Os novos caças vão substituir os MiG-29 Fulcrum, doados à Ucrânia em março do ano passado.

Entrega dos primeiros F-16V Block 70 para a Eslováquia. Lockheed Martin/Divulgação.
Autoridades na entrega dos primeiros F-16V Block 70 para a Eslováquia. Lockheed Martin/Divulgação.

“A Eslováquia está na vanguarda da adoção do caça de 4ª geração mais avançado da Europa, o F-16 Block 70″, disse OJ Sanchez, vicepresidente e gerente geral do Grupo de Caça Integrado da Lockheed Martin. “Os jatos não só representam uma aliança mais forte entre a Eslováquia, os Estados Unidos e os aliados da OTAN, mas também equipam a Força Aérea da Eslováquia com capacidades avançadas para enfrentar os desafios de segurança do século XXI.” 

“Com mais 11 caças F -16 eslovacos em produção e testes, estamos comprometidos em entregar um total de 14 jatos de última geração, solidificando ainda mais nossa parceria”, pontuou Sanchez. 

Os caças F-16 Block 70 são equipados com o radar Northrop Grumman APG-83 AESA, aviônicos avançados, vida útil estendida de 12.000 horas e recursos críticos de segurança, como o Sistema Automático de Prevenção de Colisões no Solo (Auto GCAS). Desde a sua integração na Força Aérea dos EUA no final de 2014, o Auto GCAS foi fundamental para salvar 13 pilotos em 12 incidentes com F-16, exemplificando os padrões incomparáveis ​​de segurança e desempenho da aeronave. 

A Lockheed Martin tem uma carteira de 133 jatos F-16 Block 70/72 a serem produzidos em Greenville, com um total de sete jatos entregues até o momento para parceiros internacionais.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Notícias

Tags: Eslováquia, F-16, Lockheed Martin