Advertisement

Vídeo: Ucrânia recebe caças MiG-29 da Eslováquia

Caças MiG-29 partiram ostentando as cores da Força Aérea da Eslováquia, mas sem marcações. Imagem: MoD Eslovaco.

A Força Aérea da Ucrânia (UAF) recebeu na quinta-feira (23) os quatro primeiros aviões de caça Mikoyan-Gurevich MiG-29 Fulcrum doados pela Eslováquia. Os aviões foram pilotados por aviadores da própria Ucrânia. 

Estes são apenas os primeiros de um lote de 13 aviões prometidos pela Eslováquia, logo após a Polônia também ter anunciado a transferência de seus próprios MiGs para Kiev. As demais aeronaves seguirão para o país nas próximas semanas. 

O Ministério da Defesa Eslovaco (MoD) divulgou ainda ontem um vídeo com a decolagem dos aviões. As imagens mostram os MiG-29 sendo preparados em solo e partindo para o país invadido pela Rússia em fevereiro de 2022. Os jatos decolaram desarmados, ainda ostentando as pinturas e matrículas (2123 e 6124) da Força Aérea Eslovaca, mas sem as marcações da organização militar.

 

“Obrigado a todos os envolvidos por um trabalho profissional fantástico”, disse o ministro da Defesa, Jaroslav Naď, em comunicado. “A Eslováquia está do lado certo e, com este gesto, nós, como país, nos escrevemos em letras maiúsculas na história do mundo moderno, que fala de ajuda oportuna, solidariedade sincera e grandeza da nação.”

Caças MiG-29 partiram ostentando as cores da Força Aérea da Eslováquia, mas sem marcações. Imagem: MoD Eslovaco.
Caças MiG-29 partiram ostentando as cores da Força Aérea da Eslováquia, mas sem marcações. Imagem: MoD Eslovaco.

Nad destacou ainda que o país está “fornecendo à Ucrânia tecnologia desnecessária”, fazendo referência à aposentadoria dos aviões, em agosto de 2022, e a iminente chegada dos novos Lockheed Martin F-16 Block 70, prevista para 2024. 

“O restante dos aviões será entregue à Ucrânia nas próximas semanas, mas por motivos operacionais, o departamento não fornecerá mais detalhes. A transferência será confirmada imediatamente após a transferência segura para o lado ucraniano, como neste caso”, diz a pasta em comunicado

MiG-29 Eslováquia
MiG-29 Fulcrum eslovaco.

O translado marcou a primeira doação de caças para a Ucrânia desde que foi invadida pela Rússia em fevereiro de 2022. O país tem solicitado a transferência de aviões há mais de um ano, mas até agora só havia recebido peças e ferramentas para manutenção, e não caças inteiros. 

Conforme observa o The War Zone, levar os aviões inteiros em voo vai contra os avisos russos contra as nações que fornecem caças adicionais à Ucrânia e, especialmente, transportam-nos diretamente para o país.”

Ao mesmo tempo em que recebe aviões de combate, a UAF enviou pilotos para avaliações junto à Força Aérea dos Estados Unidos, enquanto França e Inglaterra também estudam como podem treinar os aviadores de Kiev. 
Eslováquia também doou mísseis antiaéreos S-300 para a Ucrânia. Foto: 	EllsworthSK via Wikimedia (CC BY-SA 3.0)
Eslováquia também doou mísseis antiaéreos S-300 para a Ucrânia. Foto: EllsworthSK via Wikimedia (CC BY-SA 3.0)


MiG-29 Fulcrum

O projeto do MiG-29 surgiu na União Soviética ainda na década de 1970, como resposta ao requerimento Perspektivnyy Lyogkiy Frontovoy Istrebite (Caça Leve Avançado de Linha de Frente). A aeronave seria uma resposta ao F-16 norte-americano, bem como um complemento ao maior e mais pesado Sukhoi Su-27, também usado pela Ucrânia atualmente. 

Protótipo do MiG-29, preservado ao lado de outros aviões no Museu de Monino. Foto: Alan Wilson.
Protótipo do MiG-29, preservado ao lado de outros aviões no Museu de Monino. Foto: Alan Wilson.

Inicialmente chamado apenas de “Produto 9”, o MiG-29 voou pela primeira vez em outubro de 1977, entrando em operação em 1983. O modelo foi distribuído entre os vários regimentos de aviação de caça da URSS, bem como para países do Pacto de Varsóvia e nações alinhadas à Moscou. Vinte e três forças aéreas ainda o operam. 

A aeronave possui um par de motores Klimov RD-33, que embora potentes, são bastante reconhecidos por serem “fumacentos”. Ainda assim, levam o MiG-29 aos mais de 2400 km/h, voando alto e desarmado.

O Fulcrum, como é chamado pela OTAN, possui um canhão de 30 mm e sete pontos duros para carregar mísseis, bombas e foguetes. Na Ucrânia, foi adaptado para usar os mísseis antirradar AGM-88 norte-americanos. Mais de 1600 aviões foram fabricados e a aeronave segue em produção em suas versões mais modernas: MiG-29M2, MiG-29K naval e MiG-35. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Eslováquia, Guerra na Ucrânia, Mig 29, usaexport