Advertisement

Espaçonave Euclid é lançada com sucesso para pesquisar matéria escura

EUCLID

A espaçonave científica Euclid da Agência Espacial Européia (ESA) foi lançada com sucesso do Centro Espacial Kennedy. Um telescópio de alta precisão de 1,2 m de diâmetro e um módulo de carga projetado e construído pela Airbus permitirão que Euclid explore a composição e evolução do Universo, incluindo o papel da matéria escura e da energia escura.

Construído pela Thales Alenia Space para a ESA, o Euclid coletará imagens de alta resolução em comprimentos de onda visíveis e infravermelhos. Em seis anos de observação, cobrindo mais de um terço de todo o céu, o Euclid medirá as formas e as distâncias de mais de 1 bilhão de galáxias.

Jean-Marc Nasr, chefe de sistemas espaciais da Airbus, disse: “Euclid é outra missão espacial inspiradora do mundo que ajudará a compreensão da humanidade sobre a estrutura e a evolução do Universo. Este é o maior telescópio com o mais alto desempenho óptico já projetado e integrado pela Airbus e prova das habilidades e experiência de nossa equipe de instrumentos espaciais.”

Euclides criará um mapa da estrutura em larga escala do Universo e explorará como o Universo se expandiu e como a estrutura se formou ao longo da história cósmica, revelando mais sobre o papel da gravidade e da energia escura.

Euclides também examinará os efeitos das “lentes fracas”, um efeito que distorce as formas das imagens de galáxias distantes devido à presença de matéria escura entre a Terra e essas galáxias. Dessa forma, mapeará a distribuição da matéria escura pelo Universo com uma precisão sem precedentes.

EUCLID

O telescópio completo de carboneto de silício (SiC) terá que operar em condições extremamente frias de 100 Kelvin (-170°C), ele se baseia na experiência líder mundial da Airbus em tecnologia de carboneto de silício para o espaço, já comprovada em órbita no Herschel da ESA e missões de Gaia.

Euclid é uma missão de “Classe Média” no programa Cosmic Vision da ESA. A Thales Alenia Space foi a contratada industrial principal do satélite e a Airbus foi responsável pelo módulo de carga útil, do qual o telescópio é o principal instrumento.

Euclid alcançará sua órbita operacional em torno de Lagrange 2 quatro semanas após o lançamento, quando os testes começarão, com operações completas esperadas para começar após três meses.

Matéria escura

A matéria escura não pode ser detectada diretamente, mas os astrônomos sabem que ela deve estar lá por causa de seus efeitos gravitacionais na matéria que podem ver, e as galáxias não poderiam manter sua forma sem alguma massa adicional que se presume ser matéria escura.

A energia escura é uma força misteriosa que parece estar fazendo o Universo se expandir mais rapidamente. Euclides ajudará a investigar a energia escura mapeando a distribuição tridimensional das galáxias para calcular a taxa de expansão.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.