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Espera-se que 19,7 bilhões de passageiros passem pelos aeroportos do mundo até 2040

Aeroporto do Galeão RIOgaleão investimento

O CAPA – Center for Aviation, disse que houve 425 grandes projetos de construção em aeroportos existentes, com US$ 450,7 bilhões em gastos totais comprometidos globalmente, cada um dos quais está em vários estágios, desde a preparação até a conclusão, juntamente com 225 novos aeroportos projetos e números de investidores aeroportuários aumentando para 1.074, incluindo 258 grupos ou consórcios de operadores aeroportuários. Seu banco de dados listou por região os números totais do projeto do aeroporto e o volume de investimentos inclui 155 no Oriente Médio no valor de US$ 209,4 bilhões.

A região do Oriente Médio, posicionada na encruzilhada estratégica das principais economias da Ásia, África e Europa, transformou-se em um importante centro internacional e continua a ser uma história inspiradora de crescimento. Com mais de 110 aeroportos, este já está entre os que mais crescem no mundo, respondendo por 170 milhões do tráfego global.

Os aeroportos do Oriente Médio precisarão investir US$ 151 bilhões em expansão de capacidade, já que a demanda global de passageiros aéreos deverá aumentar mais de duas vezes em 2040. “Isso requer um investimento total de US$ 2,4 trilhões para aeroportos do Oriente Médio e Ásia-Pacífico até 2040 para acomodar esse crescimento”, disse o Airport Council International. A ACI prevê que cerca de 19,7 bilhões de passageiros devem atravessar os aeroportos do mundo até 2040 e os aeroportos do Oriente Médio lidarão com 1,1 bilhão de passageiros até 2040 – um aumento significativo em relação aos 405 milhões de 2019.

A história de crescimento da indústria aeroportuária está longe de terminar, pois novos aeroportos estão surgindo e as instalações existentes sendo expandidas e atualizadas para atender às demandas futuras dos passageiros. Os participantes da indústria aeroportuária, vendo os enormes investimentos voltando aos trilhos, entrarão em um entusiasmo energizado no Airport Show em Dubai de 9 a 11 de maio. Será realizado sob o patrocínio de Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente da Autoridade de Aviação Civil de Dubai, Presidente dos Aeroportos de Dubai e Presidente e Diretor Executivo da Emirates Airline and Group.

A 22ª edição da maior plataforma B2B anual da indústria aeroportuária do mundo conectará mais de 200 marcas de aviação e mais de 100 compradores de mais de 30 aeroportos e autoridades de aviação de 20 países. Também ocorrendo paralelamente ao Airport Show está o Global Airport Leaders’ Forum (GALF).

A plataforma global de alto nível terá mais de 4.500 visitantes, e expositores foram confirmados dos Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Dinamarca, Turquia, Holanda, China, Bélgica, Coréia, Suécia e Emirados Árabes Unidos. May Ismail, gerente de eventos da Reed Exhibitions, seu organizador, disse que o Airport Show-2023 verá quase tudo o que os aeroportos exigem em exibição. A edição de 2022 contou com mais de 4.200 participantes de 71 países e mais de 160 expositores de 23 países e mais de 100 compradores de 35 empresas e 23 países, além de cinco pavilhões de países. Esta edição certamente quebrará esses recordes, pois a aviação está voltando com todo o seu esplendor.

De acordo com a GlobalData, o pipeline total de novos projetos de construção de aeroportos teve um valor combinado de US$ 1,64 trilhão, enquanto a frota global de aeronaves está projetada para atingir 36.500 aeronaves até 2031 e o tamanho do mercado global de construção de aeroportos foi revisado para US$ 1,4 trilhão até 2026. Existem vários países que estão buscando desenvolvimentos aeroportuários a uma velocidade vertiginosa agora.

A Índia, o terceiro maior mercado de aviação civil do mundo, planeja aumentar para 220 aeroportos operacionais até 2027, acima dos 141 atuais. Seu vizinho mais populoso, a China, está se expandindo e, até 2025, terá mais de 30 aeroportos civis com capacidade prevista para dois bilhões de passageiros. Indonésia, Vietnã e Filipinas estão na corrida para alcançar novos desenvolvimentos aeroportuários. O TAV da Turquia continuará seus investimentos nos aeroportos de Almaty e Antalya em 2023 e está construindo um novo terminal e unidades adicionais em Almaty com um investimento de US$ 200 milhões para dobrar a capacidade para 60 milhões. A TAV começará a investir no Aeroporto de Esenboğa, na capital turca, Ancara. A Oman Airports assinou um MoU para desenvolver o Aeroporto de Kilimanjaro e um plano ambicioso é desenvolver um hub na África Austral em Harare, no Zimbábue.

Nos Emirados Árabes Unidos, a expansão do novo aeroporto internacional de Sharjah, com custo estimado de US$ 517 milhões, será concluída até o quarto trimestre de 2024. A obra envolve a construção de um novo terminal de passageiros e infraestrutura de apoio para aumentar sua capacidade para acomodar 20 milhões de passageiros até 2023. Anteriormente, havia sido relatado que a economia mais vibrante do mundo árabe havia planejado investimentos de mais de US$ 23 bilhões em projetos de desenvolvimento e expansão de aeroportos ao longo desta década.

A expansão do Terminal de Passageiros 2 do Aeroporto do Kuwait, que custou US$ 4,36 bilhões, aumentará a capacidade anual de movimentação de passageiros do aeroporto para 13 milhões de passageiros por ano, com flexibilidade para aumentar para 25 milhões de passageiros e 50 milhões de passageiros no futuro. Como o projeto visa o status do primeiro edifício de terminal de passageiros com certificação LEED Gold do mundo, espera-se que o projeto seja totalmente concluído até 2025.

No Catar, o trabalho de expansão da Fase 2B do Aeroporto Internacional de Hamad no terminal de passageiros e a extensão dos saguões D e E em Doha provavelmente começarão este ano e aumentarão a capacidade de passageiros para mais de 60 milhões anualmente. O novo terminal de carga será concluído até 2023 e contará com uma nova instalação de 3 níveis e uma área construída de 85.000 metros quadrados. O Aeroporto de Musandam, no Sultanato de Omã, com custo de US$ 250 milhões, deve ser concluído até o quarto trimestre de 2026. A obra inclui a construção de duas pistas e um terminal de passageiros com capacidade para 250.000 passageiros por ano. No Egito, avançam os planos para a construção do Terminal 4 do Aeroporto Internacional do Cairo.

A Arábia Saudita está prestes a construir um dos maiores aeroportos do mundo, que terá seis pistas paralelas. O aeroporto ajudará a impulsionar o tráfego anual de passageiros para 120 milhões até 2030 e 185 milhões até 2050. O Reino está realizando um grande programa de expansão e modernização do aeroporto para atender 330 milhões de viajantes até 2030 por meio de investimentos de US$ 147 bilhões. O Aeroporto Internacional do Mar Vermelho está programado para ser inaugurado no final de dezembro de 2023. O Aeroporto Internacional King Salman pretende acomodar até 185 milhões de passageiros e processar 3,5 milhões de toneladas de carga até 2050. Jeddah Airport City no Aeroporto Internacional King Abdulaziz (KAIA) está ocupando o aeroporto desenvolvimento centrado em um novo nível. Sua expansão poderá elevar a capacidade de passageiros para 114 milhões de passageiros por ano após 2035, após sua conclusão em 2028. O investimento total é estimado em US$ 4. 5 bilhões. Será o primeiro desenvolvimento de cidade aeroportuária da Arábia Saudita de acordo com a Visão 2030.

 

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