Advertisement

Este é o segundo Airbus A330 da Força Aérea Brasileira

Airbus A330 Força Aérea Brasileira FAB

O segundo KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) já está com a sua pintura completa, de acordo com uma publicação realizada pelo próprio Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Júnior, em suas redes sociais.

O avião será entregue para a Força Aérea Brasileira entre setembro e outubro deste ano. Neste momento o futuro FAB2902 está em Dublin, na Irlanda, onde recebeu as cores da FAB.

A segunda aeronave, o VP-BDV da companhia de leasing Avolon, foi adquirida pela Azul no mercado internacional para o cumprimento do contrato, e será o futuro FAB 2902. Ambos são aviões que pertenceram à finada Avianca Brasil: o 2901 foi o PR-OCJ, e o 2902 foi o PR-OCK. 

Na FAB, o A330 já tem nome: KC-30. No entanto, o indicativo K é para aviões de reabastecimento em voo, o que o modelo ainda não é. Futuramente, o 2901 e 2902 serão convertidos em A330 MRTT

A conversão será realizada através de um contrato separado, que está sendo negociado pela FAB com a Airbus. Os trabalhos, que demoram cerca de 18 meses segundo a fabricante, ocorrem nas suas instalações em Getafe, na Espanha. 

Depois de convertidos, os A330 se tornarão aviões de transporte e reabastecimento em voo multimissão, podendo ser usados para abastecer outras aeronaves, transportar cargas, tropas, suprimentos e até mesmo se tornar uma UTI aérea. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.