Advertisement

Este é o único Boeing 767 que ainda ostenta as cores da TAM Cargo

Boeing 767-300 Cargo LATAM Cargo TAM avião cores

Parte da LATAM Cargo Brasil, o PR-ACO, um Boeing 767-300F, é o único avião que ainda ostenta as cores da TAM Cargo.

Recentemente, o canal do YouTube Plane Spotter HD Curitiba flagrou a operação do PR-ACO no aeroporto internacional Afonso Pena (CWB) e lembrou que este 767 é o único avião com a pintura da TAM Cargo.

 

Confira abaixo a operação do avião em Curitiba: 

 

 

Uma breve história do PR-ACO

Com 15 anos de operações, o PR-ACO iniciou a sua trajetória operacional na Japan Airlines (JAL Cargo) em setembro de 2007, sob o registro JA632J. Curiosamente, este avião saiu zero de fábrica já preparado para as operações de carga e possuía uma livery chamativa em alumínio polido, o famoso ‘Bare Metal’. 

Boeing 767-300 Cargo LATAM Cargo TAM avião cores
Foto: Kentaro Iemoto via Wikimedia Commons

Em novembro de 2010, o JA632J passou a operar na mexicana MAS Air Cargo, com o registro N526LA. A MAS Air chegou a fazer parte do Grupo LATAM, com a LATAM Cargo México, entretanto, em dezembro de 2018, o Grupo LATAM vendeu suas ações da LATAM Cargo México, e assim, a Mas Air voltou a operar de forma independente. 

Boeing 767-300 Cargo LATAM Cargo TAM avião cores
Foto: Alan Wilson via Wikimedia Commons

 

 

Novo operador, mas agora no Brasil: TAM Cargo (ABSA Cargo)

Boeing 767-300ER TAM Cargo

 

O ano é 2014, quando a TAM Cargo no auge das suas operações chegou a operar 6 aeronaves do modelo Boeing 767-300F, com o PR-ACO sendo a última aeronave adicionada na da companhia brasileira. 

Na época, com pouco mais de 7 anos de operações, o PR-ACO estava agora no seu terceiro operador, mais precisamente a ABSA Cargo, uma subsidiária cargueira da TAM que logo após a fusão com a LAN Chile, passou a fazer parte do Grupo LATAM.  

Diferente das outras aeronaves que antes ostentavam as cores da ABSA e da TAM Cargo, o PR-ACO ainda continua com as cores da TAM, contudo, é bastante provável que este avião deva receber as cores da LATAM Cargo em breve. 

Além do PR-ACO, o PR-ADY foi outro Boeing 767-300F com as cores da TAM Cargo, porém, o avião foi repassado para a FedEX em outubro de 2014, e 4 anos mais tarde, retornou para o Grupo LATAM, dessa vez atuando pela LATAM Cargo Colômbia sob o registro N536LA. 

Por fim, pouco a pouco a marca TAM vai se despedindo. Atualmente, há somente um Airbus A320 com as cores da TAM (PT-MZY), avião com pouco mais de 21 anos de operações que deverá ser aposentado nos próximos meses. 

Já na frota de longo curso (widebody), a marca TAM ainda respira no Boeing 767-300, com as aeronaves PT-MSO e PT-MSZ, tipo de avião que deverá deixar de transportar passageiros no primeiro semestre de 2023, ou seja, sendo o ano do fim da marca TAM em definitivo nos céus do Brasil. 

Para os curiosos de plantão, há um artigo nosso que conta a história da ABSA Cargo, para acessar o conteúdo, basta clicar aqui

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: 767-300F, ABSA Cargo, Boeing, TAM Cargo, usaexport