Saab F-39E Gripen Anápolis FAB
F-39E Gripen na Base Aérea de Anápolis. Foto: Suboficial Johnson Barros - FAB.

A Força Aérea Brasileira deve receber quatro novos caças Saab F-39E Gripen nos próximos dias. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Jr. informou em carta, direcionada aos pilotos de caça da Força, que estava indo à Suécia onde vai receber os novos aviões. 

Saab F-39E Gripen FAB 4101
O primeiro Gripen de produção da FAB, o F-39E 4101, deixando a linha da Saab em Linköping, Suécia.

Confira abaixo o texto na íntegra, inicialmente publicado ontem (22) pelo site Poder Aéreo

Caros Pilotos de Caça do Brasil

Escrevo para compartilhar o privilégio e a emoção de um momento único: estou, neste momento, voando sobre o Oceano Atlântico, em direção à Suécia, para receber, em nome da nossa FAB, os 4 primeiros F-39 Gripen do Projeto F-X2.

É um privilégio, como Piloto de Caça e Comandante da Aeronáutica, representar a todos que sonharam, desde o inconcluso Projeto F-X1, com este momento tão significativo. Sonharam e trabalharam para que o sonho se concretizasse.

O futuro realmente chegou e foi graças aos esforços e prioridades dos sucessivos comandos, de inúmeros militares e civis que entenderam a necessidade de novos vetores e de cada um de nós, herdeiros de Nero Moura.

Obrigado por me permitirem representar os sonhos de todos nós, neste momento de tanta importância.

À La Chasse! Senta a Púa!

Ten Brig Baptista Jr
Comandante da Aeronáutica
Piloto de Caça Brasileiro

Na última sexta-feira (19) a Saab publicou um vídeo em suas redes sociais, tematizando a pintura da aeronave. Na legenda “A família Gripen está crescendo”, a fabricante já sugeria o evento que deve acontecer nesta semana.

https://www.facebook.com/saabdobrasil/posts/3110706665920513

Quatro caças F-39E estão prontos na sede da Saab em Linköping, na Suécia. São eles os FAB 4101, 02, 03 e 04. Após a entrega oficial à Força Aérea, duas das quatro aeronaves serão enviadas ao Brasil por via marítima, como ocorreu com o FAB 4100, o primeiro Gripen recebido pelo país. 

O embarque dos Gripens deve ocorrer até o final de dezembro. A previsão é de que os caças devem chegar ao país em janeiro de 2022. Após sua chegada pelo Porto de Navegantes (SC), as aeronaves serão levadas em voo para a planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP). 

Lá está o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), onde técnicos, engenheiros e pilotos da Saab, Embraer e Força Aérea estarão engajados para obter a certificação de tipo militar dos caças. Apenas depois desta etapa, os Gripens estarão prontos para o serviço operacional com o Esquadrão Jaguar (1º GDA) da Base Aérea de Anápolis. 

Gripen hangar anápolis fab
O F-39 em um dos novos hangares de linha de voo, os chamados hangaretes, construídos para receber os caças suecos na Base Aérea de Anápolis. Foto: Suboficial Johnson Barros – FAB.

De acordo com o cronograma original, as aeronaves chegariam ao país ainda neste ano, mas ocorreram alguns atrasos e adequações necessárias. Dessa forma, a entrega teve de ser adiada. 

A FAB adquiriu, ao todo, 36 caças F-39E/F Gripen, sendo 28 do modelo E e oito do modelo F, de dois assentos. Contudo, o Ten. Brig. Baptista Jr já confirmou em entrevista que a expectativa é de que a Aeronáutica receba entre 60 e 70 aeronaves.

Atualização

A Saab publicou há pouco mais um teaser em suas redes sociais. Confira.

DEIXE UMA RESPOSTA