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FAB, Marinha e Bombeiros recolhem mais peças de caça F-5 desaparecido no RS

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Uma nova expedição recolheu do fundo da Lagoa dos Patos (RS) mais uma série de peças de um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave estava desaparecida há 40 anos até ser encontrada por um velejador e um pescador. 

A missão ocorreu entre os dias 07 e 10 de setembro. O grupo, composto por militares da FAB, Marinha do Brasil (MB) e Corpo de Bombeiros do RS (CBMRS), junto do velejador e piloto Cristian Yanzer, recolheu diversas partes da aeronave como os motores, trem de pouso, canhão, pilones, pedaços da fuselagem, fragmentos das asas, entre outros componentes.

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Caça F-5E do Esquadrão Pampa e seu piloto, Tenente Aviador Edson Chiapetta, desapareceram há 40 anos. Foto: Cristian Yanzer – Arquivo pessoal.

A operação foi realizada a bordo do Navio Patrulha Benevente, que levou uma lancha e mergulhadores da Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS) do CBMRS e outra lancha e militares da própria Marinha. 

Como contamos aqui no Portal AEROFLAP, o acidente com o F-5E Tiger II de matrícula FAB 4831 ocorreu há mais de 40 anos. Em 28/07/1982, o então Tenente Edson Luiz Chiapetta Macedo desapareceu com seu avião durante uma missão de treinamento de combate aéreo na área “Lagoa 2”, acima da Lagoa dos Patos.

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Equipe da CEBS do CBMRS a bordo do Benevente. Foto: Cristian Yanzer – Arquivo Pessoal.

A FAB lançou, na época, uma busca que durou duas semanas, mas o aviador e o caça, ambos lotados no Esquadrão Pampa da Base Aérea de Canoas (BACO), não foram encontrados. 

Em julho, o pescador Josoé Ortiz recolheu peças do caça enquanto pescava na lagoa. Com as coordenadas do jato desaparecido, obtidas pelo pescador, Yanzer foi até o local com o veleiro VIKYNG, e conseguiu localizar mais partes do avião supersônico desaparecido com auxílio de um sonar de varredura lateral. Em uma segunda expedição, ele recolheu uma peça do motor do caça e outros materiais do F-5. 

FAB – Divulgação.
“Ao ancorar no local para preparar o almoço, senti que a âncora havia prendido em algo. Quando começamos a levantar âncora, para nossa surpresa, esta peça de cerca de 0,90m e mais de 100kg apareceu e deu muito trabalho para amarrar ao barco, que é pequeno para esse tipo de peça”, contou Yanzer em entrevista ao AEROFLAP. 
 
Seis dias depois dos achados do velejador, a equipe partiu para a Lagoa e rapidamente achou ainda mais partes do F-5 4831. A última missão tinha por objetivo maior encontrar o assento ejetor e os restos mortais do Tenente, que anos mais tarde foi promovido post mortem ao posto de Major.
 
Foto: Cristian Yanzer – Arquivo Pessoal.
No relato da missão, Yanzer diz que “o primeiro mergulho, em segundos, trouxe à tona peças da aeronave e certeza de que estávamos sobre o ponto central do impacto.” Apesar dos trabalhos, que ainda foram atrapalhados pela meteorologia, o assento não foi achado. 
 

“Nessa operação conjunta foi possível recolher todos os destroços que foram mapeados, nos dando a certeza de pertencerem à aeronave desaparecida há 40 anos. Nossos agradecimentos à Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros do RS e ao velejador e piloto Cristian que participaram dessa operação”, destacou o Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, Comandante do V COMAR.

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Foto: Cristian Yanzer – Arquivo Pessoal.

“Antes de iniciarmos a missão, fizemos briefings sobre os aspectos técnicos da aeronave F-5, sobre o local dos destroços além da definição dos procedimentos de busca. Os destroços do FAB 4831 foram localizados a uma profundidade aproximada de 7,5 metros”, diz o Major Aviador Cyríaco Bernardino Duarte de Almeida Brandão Júnior, Chefe da Assessoria de Segurança de Voo da BACO. 

Ainda segundo o relato do Major Brandão, antes da retomada das buscas, aconteceram reuniões com os familiares do Major Chiapetta, que tiveram a participação do Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Rivero; do Comandante da BACO, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann; do Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Sul da Marinha, Capitão de Fragata Marcelo Rey; do Comandante do Navio Patrulha Benevente, Capitão de Corveta Silveira; dentre outros.

Confira o relato completo do velejador e piloto de linha aérea Cristian Yanzer clicando aqui.

Com informações de Força Aérea Brasileira

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: desaparecido, F-5, fab, Lagoa dos Patos, marinha, usaexport