Advertisement

FAB recebe mais dois caças F-39 Gripen ainda em 2023

Em serviço com a FAB, Saab Gripen superou o Dassault Rafale da França no Projeto FX-2. Foto: Sargento Müller Marin/FAB.

A Força Aérea Brasileira (FAB) deve receber mais uma dupla de caças Saab Gripen ainda em 2023. Os F-39, como os aviões são designados pela FAB, estão sendo preparados na Suécia para o envio ao Brasil por via marítima até Santa Catarina, como ocorreu nas últimas entregas. 

Estes serão o oitavo e nono F-39 entregues à FAB, de um pedido original de 36 aviões, aumentado para 40 no ano passado. Segundo o portal Aviação em Floripa, os caças serão trazidos ao Brasil a bordo do navio holandês MV Florijngracht.

Conforme dados do site Marine Traffic, o navio já está na Suécia, devendo chegar ao porto de Norrköping nos próximos dias, onde será carregado com os caças Gripen FAB 4107 e 4108. A viagem da Suécia até o Brasil dura cerca de três semanas, assim, os aviões chegarão ao país ainda em dezembro se o plano se confirmar. 

FAB Gripen E F-39 porto Navegantes Santa Catarina SAAB
Foto: Kaique Rurik @rurikdrone via Instagram

Leia mais: Saab explica modificações aerodinâmicas nos caças Gripen E

O transporte dos aviões deve seguir o mesmo padrão adotado nas últimas vezes. Os caças decolam da fábrica da Saab em Linköping, cumprindo um curto voo até o aeroporto de Norrköping, de onde são rebocados até o porto para o embarque no navio.

Os aviões são trazidos até o Porto de Navegantes (SC), onde são desembarcados e rebocados – à noite – até o Aeroporto Vitor Konder, que atende a cidade. Já no aeródromo, os aviões recebem seus assentos ejetáveis e passam por testes em solo antes da decolagem com destino à Base Aérea de Anápolis (GO). 

Ao todo, sete Gripens já estão no Brasil. A primeira aeronave, o F-39 4100, chegou ao país em 2020 e é usada para testes desenvolvimento a partir da sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Os demais aviões (4101, 02, 03, 04, 05 e 06) foram todos entregues entre abril de 2022 e maio de 2023 e operam com o 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, em Anápolis. 

O contrato assinado entre Brasil e Suécia em 2014 também contempla a produção do F-39 na Embraer. Além das peças fabricadas no país, a Saab já enviou um kit de componentes incluindo partes das asas, fuselagem e ferramental para montagem do avião. A linha de montagem foi inaugurada em maio deste ano. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-39, fab, Gripen, usaexport