Gripen FAB Força Aérea Brasileira
Gripen F-39E sobrevoando Brasília. Foto/Divulgação: FAB

Começa nesse sábado (09) a temporada de visitação à réplica do F-39 Gripen, o mais novo integrante da frota de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

A exposição da réplica em tamanho real do novo caça multimissão fica aberta até 24 de outubro, no 2º Piso do ParkShopping, em Brasília (DF). 

A demonstração traz ao público nuances do cenário da aviação e do trabalho que é realizado pela FAB, além de apresentar a modernidade dos equipamentos operados pela Força Aérea e sua capacidade operacional. A exposição celebra o Mês da Asa, em que é comemorado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, em 23 de outubro.

A visitação é gratuita e pode ser realizada no horário de funcionamento do shopping, sendo que o uso de máscaras é obrigatório, e o acesso será controlado para evitar aglomerações.

Durante a experiência, os visitantes poderão conhecer detalhes da aeronave, entrar na cabine, conversar com militares da FAB e ficar por dentro de funcionalidades estratégicas do F-39. A réplica é feita de fibra de vidro, madeira e metal.

“A aviação causa encantamento e curiosidade na humanidade desde o início do século passado, quando os primeiros aviões começaram a cruzar os céus. Se o F-39 Gripen é um caça que fascina até mesmo os pilotos experientes, imagina o que o modelo de exposição irá provocar no público! Temos certeza de que será uma experiência memorável para o ParkShopping como também para as crianças e adultos que prestigiarão a exposição”, destacou a Gerente de marketing do ParkShopping, Anna Aimée Codeço.

 

Experiência de “piloto do Gripen”

Cockpit do caça Gripen NG da FAB Foto – Força Aérea Brasileira

Para entrar no F-39 Gripen como se fosse um piloto, o visitante deverá realizar agendamento com antecedência.

Nesse caso, turmas de até três pessoas visitarão a cabine em companhia de um Oficial da FAB. A visita tem duração de 10 minutos. A marcação deve ser feita exclusivamente pelo AppMulti, disponível gratuitamente para Android e IOS.

 

A chegada do Gripen ao Brasil

primeira aeronave multimissão F-39 Gripen chegou ao Brasil pelo Porto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), no dia 20 de setembro de 2020, após ter sido transportada em um navio, de Norrköping, na Suécia.

Mais duas unidades do caça devem aportar em solo brasileiro no início de 2022, e outras duas desembarcam no decorrer do primeiro semestre do ano que vem.

Desde a assinatura do contrato de aquisição, em outubro de 2014, vem sendo executado um Programa de Transferência de Tecnologia, que fornece à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o F-39 Gripen no País.

Entre as áreas contempladas, estão programas de pesquisa e tecnologia, o treinamento teórico, treinamento on-the-job na Suécia, além de desenvolvimento e produção. No início de março de 2021, o caça iniciou a fase de ensaios em voo supersônico no Brasil.

 

Voando alto

O F-39 Gripen é um caça de última geração e, de acordo com a FAB, incluirá o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia. Os F-39 Gripen substituirão os F-5M e A-1M em operação na FAB, representando uma revolução na capacidade de combate centrada em rede, equiparando-a às mais modernas Forças Aéreas do mundo.

A FAB revela que o F-39 Gripen é um avião com completo sistema de combate e funcionalidades que extrapolam as capacidades de qualquer outra aeronave já operada pela Força. O supersônico realiza, quase que simultaneamente, vários tipos de missões.

É um caça que redefine as regras do jogo. Diferentemente de muitos em operação, o F-39 é atualizado com um middle life update, ou seja, com versões de software sem a necessidade de modernizar ou modificar estruturalmente a célula em si, detalha a FAB.

A Força Aérea observa que o F-39 Gripen também é equipado com o único radar AESA de segunda geração do mundo, o ES 05 Raven, que garante vantagem em termos de noção situacional.

Os pilotos operacionais da FAB estão em processo de formação na Suécia para comandar os caças em suas missões. O F-39 Gripen é um modelo supersônico monomotor projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas.

Ele é considerado um dos caças mais ágeis em combate na atualidade, ao combinar um avançado layout aerodinâmico e uma configuração canard-delta com um sistema triplex de controle de voo fly-by-wire digital.

Em 2021, a FAB comemora 80 anos de criação (1941-2021). Totens com a história e curiosidades sobre a Força Aérea Brasileira também estão em exposição no corredor da Entrada E do ParkShopping, em frente à loja Diesel.

 

EXPOSIÇÃO CAÇA F-39 GRIPEN FAB

Onde: ParkShopping, 2º Piso, em frente à C&A

Quando: de 9 a 24 de outubro

Horários: 

Para contemplar a exposição:

De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h

Domingos e feriados, das 14h às 20h

Para visitar o cockpit (cabine de pilotagem):

De segunda-feira a sábado, das 18h às 22h

Domingos e feriados, das 16h às 20h

Visitação do cockpit: agendamento exclusivo via AppMulti, disponível gratuitamente para Android e IOS

Capacidade: cada turma de visitação agendada é composta por até três pessoas. Os visitantes serão acompanhados por um oficial da FAB.

Duração da visita: 10 minutos

 

 

Fonte e texto: FAB

DEIXE UMA RESPOSTA