Advertisement

Força Aérea da Tailândia conclui modernização de seus caças F-5 Tiger

F-5 TH Super Tigris foi apresentado com mísseis IRIS-T e bombas Lizard III guiadas por laser. Tailândia modernizou 14 caças F-5E/F Tiger II. Foto: RTAF.

A Força Aérea Real da Tailândia (RTAF) concluiu a segunda fase de modernização de seus caças Northrop F-5 Tiger II. As duas últimas aeronaves atualizadas, um F-5E e um F-5F de dois assentos, foram apresentadas no dia 16/02, encerrando os trabalhos de upgrade dos aviões. 

Em comunicado, a RTAF diz que 14 caças F-5E/F foram elevados ao padrão F-5 TH Super Tigris, como parte do Projeto de Melhoria de Capacidade B.Khor.18 B/C, que atualizou sistemas e estruturas das aeronaves. Um dos caças, um F-5F TH, foi perdido em um acidente em 2021 após colidir com pássaros, restando apenas dois F-5F na RTAF. 

Caças F-5 modernizados ficarão em serviço até 2032. Foto: RTAF.
Caças F-5 modernizados ficarão em serviço até 2032. Foto: RTAF.

A modernização dos F-5 Super Tigris foi realizada pela isralense Elbit Systems — mesma empresa responsável pela modernização dos F-5M brasileiros — junto da RV Connex da Tailândia. Os aviões receberam upgrades nos sistemas de detecção, armamento, autodefesa e enlace de dados tático. 

Segundo Janes, o novo datalink tático é muito provavelmente o sistema Link-T doméstico. Esta atualização permitirá que o Super Tigris transfira e receba dados seguros dos caças JAS-39 Gripen C/D e F-16A/B da RTAF.

Durante o evento foram apresentados o F-5E de matrícula 21112 e o F-5F 21104, com o modelo de um assento armado com bombas Lizard III, guiadas por laser, e os mísseis ar-ar de curto alcance IRIS-T, guiados por infravermelho. O míssil desenvolvido na Alemanha atua em conjunto com o capacete com display integrado Elbit Dash IV, o mesmo usado pelos pilotos de F-5 da Força Aérea Brasileira

Piloto de F-5EM da FAB usando um capacete DASH IV. Equipamento possui display integrado, permitindo a pontaria de mísseis e bombas. Foto: Gabriel Centeno.
Piloto de F-5EM da FAB usando um capacete DASH IV. Equipamento possui display integrado, permitindo a pontaria de mísseis e bombas. Foto: Gabriel Centeno.

“As aeronaves que conduzem operações aéreas agora podem realizar missões tanto durante o dia quanto à noite, com a capacidade de enfrentar ameaças mais avançadas, bem como a capacidade de suportar operações centradas em rede”, disse a força aérea em comunicado

Agora a RTAF deve seguir para a terceira fase do programa B.Khor.18 B/C, anunciada em dezembro de 2022, que inclui a compra de assento ejetáveis Martin-Baker Mk.16, fabricados no Reino Unido. A RTAF vai investir US$ 7,42 milhões na compra de 17 assentos. 

Caças F-5E/F TH Super Tigris foram modernizados pela Elbit Systems de Israel. Foto via AINonline.
Caças F-5E/F TH Super Tigris foram modernizados pela Elbit Systems de Israel. Foto via AINonline.

Esta é a terceira modernização dos F-5 da Tailândia, em serviço desde 1978. Operados pelo 211 Squadron, os F-5 TH Super Tigris começarão a dar baixa a partir de 2029. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-5, modernização, Tailândia, usaexport