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Boeing KC-135R Sratotanker da Força Aérea Turca. Foto: Aldo Bidini

A Força Aérea da Turquia recebeu o primeiro de sete aviões-tanque KC-135R Stratotanker modernizados para o padrão Block 45. A aeronave recebeu atualizações na cabine e agora possui um moderno glass cockpit, substituindo os antigos mostradores analógicos e demais instrumentos obsoletos. 

Segundo o Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea dos EUA, que lidera o projeto de atualização, o KC-135 Block 45 recebe upgrades na forma de telas de cristal líquido, atualizações nos computadores bem como um novo radio-altímetro, piloto automático e diretor de voo digital, substituindo aproximadamente 63 peças e instrumentos analógicos que são considerado de alta manutenção ou totalmente obsoletos. O trabalho de modernização é realizado pela Field Aerospace em Oklahoma City.

Confira o novo cockpit no vídeo abaixo.

“A Turquia é um aliado fundamental em uma parte estrategicamente importante do mundo”, disse James Conley, gerente do programa de vendas militares estrangeiras (FMS) da Divisão de Reabastecedores Legacy da Diretoria de Aeronaves de Treinamento e Transporte, que está liderando o esforço para atualizar a frota de jatos KC-135 da Turquia. “O Block 45 torna muito mais fácil para os pilotos operar a aeronave e perceber defeitos mais rapidamente. Também ajuda na sustentação da aeronave a longo prazo. ”

A frota de KC-135 da USAF, que também está sendo modernizada, teve um aumento na disponibilidade de aeronaves devido em parte às modificações, disse John Wilson, gerente do programa do Block 45 da Diretoria.

“Tirar instrumentos sistemas antiquados e atualizá-los [com o Block 45] nos economizou milhares de horas [de manutenção] por ano”, disse Wilson. “Antes do Block 45, nosso piloto automático analógico tinha em média 500 horas de voo entre as falhas. Agora, temos uma média de 49.000 horas de voo entre as falhas”

Enquanto o primeiro KC-135 já foi entregue a Turquia, a segunda aeronave já está passando pelos trabalhos de modernização, com o restante da frota previsto para receber a atualização até 2023.

Cockpit do KC-135 antes da modernização.

Antes de completar a atualização da aeronave, a diretoria trabalhou com o Esquadrão de Assistência e Treinamento de Segurança da Força Aérea para coordenar o treinamento de para quatro pilotos da Força Aérea Turca, para que estivessem totalmente qualificados para voar com a aeronave recém-modificada de volta à Turquia.

De acordo com o portal Flightglobalexistem 417 Stratotankers em quatro forças aéreas, sendo a própria USAF a maior operada do modelo, com 396 unidades em serviço. A França tem 11 aeronaves, a Turquia tem sete, como mencionado antes, e o Chile tem três. 

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