“ Quando o sucesso de uma missão é decidido em uma fração de segundo, as tripulações devem ser capazes de entender o ambiente tático rapidamente e interagir intuitivamente com os sistemas da aeronave”, disse Jean-Paul Ebanga, vice-presidente da Thales para aviônicos.

Piloto de um F-5AT Tiger II da companhia civil TacAir usando um capacete Thales Scorpion. Foto: Brad Holeski @short.stories.of.a.shutter

“Estamos muito satisfeitos por ter esta oportunidade de fornecer às futuras tripulações do Rafale F4 uma vantagem operacional que será crítica para o sucesso de suas missões, graças aos equipamentos de última geração que oferecem recursos de exibição avançados e interação aprimorada com os sistemas de armas.” 

Já as 400 telas multifuncionais digitais substituirão os visores laterais dos Rafale em serviço com a França, que são usados ​​principalmente para informar o piloto sobre o status dos sistemas da aeronave e fornecer imagens de seus sensores a bordo. O novo equipamento oferece uma área de exibição maior, uma interface de tela sensível ao toque aprimorada e maior poder de processamento, destaca a fabricante. 

Armamentos e sensores do Dassault Rafale. Imagem: Fischer/Dassault.

Anunciada pela Dassault em janeiro de 2019, o padrão Rafale F4 traz melhorias ao(s):

  • Radar de varredura eletrônica ativa (AESA) Thales RBE2
  • Pod de pontaria de identificação de alvos Thales TALIOS
  • Pod RECO NG de reconhecimento
  • Sistemas de comunicação
  • Suíte de guerra eletrônica

Também adiciona:

  • Integração com os mísseis MICA NG
  • Bombas guiadas modulares AASM de 1000 kg 
  • Nova unidade de controle dos motores Snecma M88

Rafale C carregando um pod de reconhecimento Thales RECO-NG. Foto: Thales.