Goodbye Kai Tak, and thank you!

Foram com essas exatas palavras que as operações no Aeroporto de Kai Tak se encerraram, mundialmente famoso e temido, serviu a cidade de Hong Kong de 1925 a 1998 com muito louvor e alguns riscos.

Com apenas uma pista de duas cabeceiras (13 e 31) de exatos 3390 metros de extensão, rodeado de prédio e fatores naturais como morros e o mar Kai Tak, esse aeroporto não era simplesmente um pouso ou uma decolagem, era um teste cardíaco para os passageiros. Ele era localizado próximo a Victoria Harbor, e conseguia ser constantemente afetado por ventos fortes ou um simples mau tempo.

Sua aproximação mais famosa situava na pista 13, e era feita em duas etapas principais, os aviões vinham em linha reta via IGS (Instrument Guidance System) para um ponto visual chamado checkboard, onde a partir desse ponto fazia um curva totalmente manual sem ajuda do piloto automático de aproximados 47 graus, que com sorte e sem nenhuma interferência alinharia com a pista 13, e durante todo esse trajeto as aeronaves sobrevoavam muito baixo o bairro de Western Kowloon e trazia um show de “emoções” para os moradores do local.

Foto - Vincent Yu/Associated Press, 1998

Foto – Vincent Yu/Associated Press, 1998

Apesar de todo risco e emoção, Kai Tak nunca apresentou sérias colisões com prédios ou quedas em áreas residenciais, apenas acidentes relacionados ao clima, como tufões que vitimaram 73 pessoas, diferentes dos incidentes, que era quase rotina desse aeroporto. Seus pousos eram quase que acrobáticos, deixaremos até um vídeo para o leitor conferir como era a aproximação.

Devido ao grande congestionamento de aeronaves, Kai Tak foi substituído em 1998 por um aeroporto maior e mais moderno, situado em uma ilhota e batizado de Chep Lak Kok, a última aeronave a sair do aeroporto foi um A340 da Cathay Pacific, hoje Kai Tak não aparenta muito ser uma área aeroportuária, já que seu espaço virou um terminal de cruzeiros marítimos.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.