Advertisement

Guerra dos drones: Rússia utiliza aeronaves “suicidas” em ataques na Ucrânia

Drone Rússia ZALA Aero

Neste último sábado drones conhecidos como ‘KUB’, fabricados na Rússia pela ZALA Aero, foram encontrados em Kiev, capital da Ucrânia. Imediatamente os militares ucranianos perceberam que os russos estão utilizando este pequeno drone para ataques “kamikaze”, onde já consideram a destruição também do equipamento.

O pequeno drone é projetado para ser barato de fabricar, mesmo assim pode atingir uma velocidade de 120 km/h com uma carga de explosivos similar ao drone Bayraktar TB-2, fabricado na Turquia e utilizado pela Ucrânia. São 4 kg de capacidade para bombas, e ao invés de recorrer ao sistema de bombas guiadas como o drone turco, este ataca o alvo com voos em mergulho.

Além disso, a ZALA Aero diz que a pequena aeronave pode fazer voos de até seis horas.

Nas fotos abaixo temos destroços de um drone KUB abatido, juntamente com destroços de bombas ZALA KYB, fabricadas pela mesma empresa do drone, que é uma subsidiária da famosa Kalashnikov. Esse tipo de munição é composta por bolas de metal, para aumentar os danos aos humanos e veículos.

No vídeo abaixo, produzido pela própria fabricante, podemos conferir um pouco do poder de ataque desta pequena aeronave.

E a cada dia de combate as ferramentas utilizadas pelos russos fica mais evidente, como no caso dessas fotos abaixo com destroços de um drone IAI Searcher, batizado pelos russos de Forpost. Esta aeronave projetada pela israelense IAI é direcionada aos voos de reconhecimento de terreno, avaliando os danos de guerra ou possíveis locais de ataque.

Para ataques a Rússia está utilizando também o pequeno drone Orlan-10, como publicado pelo próprio Ministério de Defesa do país, mostrando um ataque nas proximidades de Kiev com bombas guiadas.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias

Tags: conflito, Drone, Guerra, Rússia, Ucrânia, usaexport