Advertisement

Holanda vai doar caças F-16 para a Ucrânia

Par de caças F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Real da Holanda. Foto: Ministério da Defesa Holandês.

O governo da Holanda confirmou na manhã desta sexta-feira (22) a transferência de 18 aviões de caça F-16 Fighting Falcon para a Ucrânia. O país agora se junta a coalizão formada por Dinamarca, Bélgica e Noruega, que também enviarão os jatos para Kiev. 

O doação das aeronaves foi anunciada pelo primeiro-ministro interino, Mark Rutte, através do X (antigo Twitter). Na postagem, Rutte afirma que conversou por telefone com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. “O fornecimento de F-16 é um dos compromissos mais importantes para implementar os acordos de apoio militar à Ucrânia.”

Também pelo X, Zelensky agradeceu o apoio da Holanda com a transferência dos aviões, diálogos para adesão do país à União Europeia, bem como o fornecimento de € 50 bilhões em assistência da UE  a longo prazo à Ucrânia. 

A iniciativa holandesa se soma ao envio de cinco caças F-16 para o Centro Europeu de Treinamento do F-16 (EFTC), instalado na Base Aérea de Fetești, no sudeste da Romênia, onde pilotos de caça ucranianos treinam  para voar as aeronaves. Na época, a Força Aérea Real Holandesa afirmou que enviaria entre 12 e 18 aeronaves para o EFTC, mas ainda não está claro se os aviões a serem doados para a Ucrânia são os mesmos das instalações de instrução. 

Embora o governo holandês já tenha tomado sua decisão, Rutte disse que a entrega dos caças para a Força Aérea da Ucrânia ainda depende “de uma licença de exportação” e “uma série de critérios que devem ser cumpridos, tais como requisitos de pessoal e infraestrutura, antes que os dispositivos possam ser efetivamente entregues.”

Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen a bordo de um F-16BM. Foto: Mads Claus Rasmussen /Ritzau Scanpix/AFP
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen a bordo de um F-16BM. Foto: Mads Claus Rasmussen /Ritzau Scanpix/AFP

Kiev tem pedido o envio de aviões ocidentais desde os primeiros meses do conflito com a Rússia, prestes a completar dois anos. Até o momento, o país só recebeu helicópteros e aviões de origem russa/soviética, similares as já operadas antes da guerra. 

Em sua última “lista de pedidos” para os Estados Unidos, Kiev foi além e solicitou caças F/A-18 Hornet, cargueiros C-17 e helicópteros AH-64 Apache. 

Com informações de Reuters

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16, Holanda, Ucrânia, usaexport