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IATA: Alta temporada de viagens termina com bons resultados em agosto

IATA demanda voos ALTA Goldair Aviação

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou os dados de transporte aéreo de passageiros de agosto de 2022. Segundo o relatório, a recuperação das viagens aéreas continua apresentando um ritmo forte.

  • O tráfego total (medido em passageiro pagante por quilômetro, ou RPKs) aumentou 67,7% em agosto de 2022 em relação a agosto de 2021. Globalmente, o tráfego atingiu 73,7% dos níveis pré-crise.
  • O tráfego doméstico aumentou 26,5% em agosto de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. O tráfego doméstico total de agosto de 2022 ficou em 85,4% do nível de agosto de 2019.
  • O tráfego internacional aumentou115,6% em relação a agosto de 2021, com as companhias aéreas da Ásia apresentando as maiores taxas de crescimento na comparação ano a ano. Os RPKs internacionais de agosto de 2022 atingiram 67,4% dos níveis de agosto de 2019.

“A alta temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte terminou com bons resultados. Considerando as incertezas econômicas predominantes, a demanda por viagens está progredindo bem.”

“E a extinção ou flexibilização das restrições de viagem em alguns dos principais destinos asiáticos, incluindo o Japão, certamente acelerará a recuperação na Ásia. A China continental é o último grande mercado que mantém severas restrições de entrada no país por causa da COVID-19”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

IATA Demanda Agosto

Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 449,2% no tráfego de agosto de 2022 em relação a agosto de 2021. A capacidade aumentou 167,0% e a taxa de ocupação aumentou 40,1 pontos percentuais, atingindo 78,0%. Embora a região tenha apresentado o maior crescimento na comparação ano a ano, as restrições de viagens ainda em vigor na China continuam dificultando a recuperação geral da região.

As companhias aéreas da Europa apresentaram aumento de78,8% no tráfego de agosto de 2022 versus agosto de 2021. A capacidade aumentou 48,0% e a taxa de ocupação aumentou 14,7 pontos percentuais, atingindo 85,5%. A região teve a segunda maior taxa de ocupação, perdendo somente para a América do Norte.

As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram aumento de144,9% no tráfego de agosto de 2022 em relação a agosto de 2021. A capacidade aumentou 72,2% em relação ao mesmo período do ano anterior e a taxa de ocupação aumentou 23,7 pontos percentuais, atingindo 79,8%.

As companhias aéreas da América do Norte apresentaram aumento de 110,4% no tráfego de agosto de 2022 versus agosto de 2021. A capacidade aumentou 69,7% e a taxa de ocupação aumentou 16,9 pontos percentuais, atingindo 87,2%, a maior entre as regiões.

As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 102,5% no tráfego de agosto de 2021 em relação a agosto de 2021. A capacidade de agosto aumentou 80,8% e a taxa de ocupação aumentou 8,9 pontos percentuais, atingindo 83,5%.

As companhias aéreas da África apresentaram aumento de 69,5% no tráfego de agosto de 2022 versus agosto de 2021. A capacidade de agosto aumentou 45,3% e a taxa de ocupação aumentou 10,8 pontos percentuais, atingindo 75,9%, a menor entre as regiões. O tráfego internacional entre a África e as regiões vizinhas está próximo dos níveis pré-pandemia.

Mercados domésticos de transporte aéreo de passageiros

O tráfego doméstico da Austrália registrou aumento de 449,0% em agosto de 2022 versus agosto de 2021 e atingiu 85,8% dos níveis de 2019.

O tráfego doméstico dos Estados Unidos aumentou 7,0% em agosto de 2022 em comparação com agosto de 2021. O avanço da recuperação se encontra limitado devido às restrições de oferta.

Conclusão

Faz um ano que a Assembleia Geral Anual (AGM) da IATA tomou a decisão histórica de atingir zero emissão líquida de carbono até 2050.

“A aviação está comprometida com a descarbonização do setor até 2050, decisão alinhada às metas do Acordo de Paris. E a transição energética necessária para alcançar esse objetivo deve ter o apoio de políticas governamentais. É por isso que há tanta expectativa para que a 41ª Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) chegue a um acordo sobre a definição de um Objetivo Aspiracional de Longo Prazo para a aviação relacionado às mudanças climáticas.”

“A interrupção quase total da aviação durante a pandemia destacou a importncia da aviação para o mundo moderno. E daremos um passo gigantesco para garantir os benefícios sociais e econômicos de longo prazo da conectividade global sustentável, se a visão política dos governos estiver alinhada ao compromisso do setor de zero emissão líquida até 2050”, disse Walsh.

 

 

Via: IATA

 

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