Iberia batiza Airbus A320neo com nome em homenagem a primeira piloto espanhola

Foto: Iberia

A companhia espanhola Iberia, que faz parte do IAG Group, tem reforçado seu compromisso com a diversidade e valorização da mulher. Dentro disso, a companhia nomeou seu novo Airbus A320neo em homenagem a primeira piloto espanhola mulher. Maria Bernaldo de Quirós foi o nome escolhido.

Cerca de 6% da tripulação técnica da empresa são mulheres, o que representa 85 do quadro de funcionários de pilotos. Mesmo parecendo pouco, essas números ainda estão a cima da média mundial na aviação.

Configurados para levar até 186 passageiros, os novos A320neo tem dado bons resultados em questão de economia. A nova aeronave tem alcance de 6.300km ou 3.400 milhas náuticas, o que permite a empresa realizar voos médios para destinos um pouco mais distantes. 

Maria é natural de Madrid na Espanha, sempre teve o sonho desde criança de poder voar e se tornar piloto. Conseguiu sua licença para voar em 1928, treinando e aprendendo a bordo de um de Havilland DH.60 Moth no Aerodrómo de Getafe. Seu talento e dedicação se tornaram e em especial as acrobacias, gerou um destaque e ela ganhou apelido de “Senhorita Golondrina”

G-EBLV | De Havilland DH-60 Moth | Private | Paul Stam | JetPhotos
Foto: Paul Starm – Jetphotos

Uma de suas apresentações mais marcantes foi um no Norte da Espanha onde ela passou por cima de um carro com Duque de Ségovia e jogou pétalas de rosas por cima e o encobriu.

Ainda durante a década de 1920, a prodígio da aviação chegava a seus anos de ouro assim como outros nomes de peso da aviação espanhola. Maria se tornou um símbolo fortemente para as mulheres, especialmente depois de uma entrevista que destacou uma frase dita por ela. 

“Conforme a opinião pública evolui, as pessoas vão perceber que as mulheres podem fazer mais do que apenas bordar.”


Maria se aposentou após oito anos de carreira na aviação após a segunda guerra civil espanhola, sendo também instrutora. Entretanto, mesmo com pouco tempo na aviação Maria foi revolucionaria ao motivar e mostrar as mulheres da época que elas poderiam ir mais longe do que imaginavam. 

Além de motivar, Maria mostrou que a aviação também havia espaço para as mulheres até mesmo pilotando. A ideia da Iberia é utilizar a historia de Maria como motivacional para os dias atuais, motivando mulheres que queiram seguir a carreira na aviação.

Juntamente com esse novo A320neo, todos os outros também receberão nomes de pessoas importantes da aviação espanhola e de locais mais queridos da Espanha. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA