Advertisement

Índia poderá ter um terceiro grande porta-aviões, mas depende do governo

A Marinha da Índia aguarda um final verde do governo para tomar uma decisão final sobre um novo porta-aviões a ser operado pelos militares indianos, disse o chefe da Marinha da Índia, almirante Karambir Singh , na sexta-feira.

“Se você ver o projeto da década de 1950, ele foi construído em três porta-aviões, para que dois estejam sempre disponíveis quando um estiver em reparos. Aguardamos com expectativa o governo tomar uma decisão sobre o terceiro porta-aviões”, disse Singh a repórteres.

https://www.youtube.com/watch?v=8CL8KGSHYZE

O motivo de ter um terceiro porta-aviões também está ligado com a China que a cada ano investe mais na indústria bélica e na parte naval os chineses terão 4 porta-aviões e isso preocupa bastante a Índia.

A Índia já tem um porta-aviões ativo, o INS Vikramaditya (Vídeo acima) de 45.400 toneladas, onde tem como principal aeronave o caça MIG-29K. Já no estaleiro está sendo construído o INS Vikrant de 40.000 toneladas. A embarcação deverá ficar pronta entre 2022-2023.

O terceiro porta-aviões teria o nome de INS II é terá um peso bruto de 65.000 toneladas. Com tudo deve-se ter o aval do governo indiano visto que uma embarcação deste porte tem um valor muito elevado.

 

Fonte de apoio: Economic Times/ Adaptação: Aeroflap

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.