Advertisement

Indonésia abre inquérito depois que pilotos adormeceram em voo

Batik Air pilotos adormecem em voo

Dois pilotos indonésios da Batik Air adormeceram durante quase 30 minutos durante o voo, revelou uma investigação.

Um piloto e um copiloto dormiram simultaneamente por cerca de 28 minutos. O voo da Batik Air viajava do sudeste de Sulawesi para a capital da Indonésia, Jacarta, em 25 de janeiro, informou um relatório preliminar do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes (KNKT).

O incidente resultou em uma série de erros de navegação do Airbus A320 durante o voo que durou duas horas e 35 minutos.

O ministério dos transportes da Indonésia apelou às companhias aéreas para prestarem mais atenção ao tempo de descanso da sua tripulação.

Durante o voo o comandante da aeronave tirou uma soneca após obter permissão de seu copiloto enquanto o avião estava a uma altitude de cruzeiro de 36.000 pés.

Cerca de 45 minutos depois, o comandante acordou e se ofereceu para deixar o copiloto descansar, mas ele recusou e o comandante voltou a dormir.

O primeiro oficial passou aproximadamente os 20 minutos seguintes comunicando-se com os controladores de tráfego aéreo e comissários de bordo antes que ele “inadvertidamente” também adormecesse, de acordo com o relatório.

Vinte e oito minutos após a última transmissão gravada pelo copiloto, o comandante acordou e viu que seu segundo em comando estava dormindo e que eles haviam saído do curso.

Após acordá-lo, o comandante atendeu o chamado de outro piloto e controladores de tráfego aéreo, alegando que haviam sofrido um “problema de comunicação de rádio”.

Mais tarde, o avião pousou em Jacarta sem maiores problemas.

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.