Advertisement

Infracea passa a administrar o ‘Aeródromo do Botelho’, em Brasília

Aeródromo Botelho Planalto Central Brasília

A Infracea divulgou nesta semana que passou a administrar o Aeroporto Executivo de Brasília, conhecido anteriormente como “Aeródromo do Botelho”. Localizado em São Sebastião, o local recebe boa parte da operação de aeronaves de pequeno porte na Capital Federal.

No centro geográfico do país, o espaço tem potencial para ser transformado em um grande hub. Somente no último ano, o aeródromo registrou cerca de 5 mil pousos e decolagens ao logo no ano, operando somente durante o dia. A operação pode, ainda, ser expandida para 24 horas e haver a instalação de tráfego aéreo próprio.

O aeródromo fica cerca de 30 minutos do centro de Brasília, operando atualmente como equipamento privado, com movimentação diária de cerca de 10 voos, utilizado para voos não comerciais, possuindo uma pista de pouso de aproximadamente 1.560 m, com 115 hangares de 324 a 960 m² e possibilidade de expansão para mais 80, em área total de 2.7 milhões de m².

Para o Diretor Presidente da empresa, Sr. Fernando Siqueira, que acompanha o aeródromo, desde que servia como oficial da Aeronáutica no CINDACTA I, onde pôde observar o crescimento da movimentação do aeródromo na aviação executiva, é uma satisfação imensa a prestação deste serviço ao Governo do Distrito Federal, comenta: “As nossas expectativas são as melhores possíveis. Esperamos contribuir com um serviço de muita qualidade, tendo como foco principal a segurança das operações, valorizando as necessidades do Governo do Distrito Federal e dos usuários do Aeródromo. Temos interesse e apoiaremos, no que estiver sob nossa competência, a transição deste contrato do GDF numa possível concessão futura, quem sabe com a implementação de operação noturna, ou ainda operação por instrumentos, de forma harmônica com o Aeroporto Internacional de Brasília.”

“O Aeródromo do Planalto Central sempre foi um dos objetivos da Infracea no Distrito Federal. Administrá-lo consolida nosso compromisso com a gestão de Aeroportos e Aeródromos pelo Brasil. Vejo com grandes expectativas para essa gestão, atuando em parceria com a Terracap e Cessionários em uma gestão integrada e colaborativa, oferecendo aos usuários um aeródromo bem administrado, seguro e com serviços de qualidade”, comenta o Diretor Executivo, Sr. Felipe Siqueira.

A concessão permitirá à concessionária grande possibilidade de atuação, desde a expansão de hangares e nova estrutura de pista. Para atender com excelência as aeronaves executivas, outros empreendimentos podem ser propostos para o local, como terminal de apoio para passageiros e tripulantes, lojas de conveniência, hotelaria e até um heliponto para conectar usuários a outros destinos da capital federal.

Ainda há previsão de centro de treinamento, manutenção de aeronaves e a possibilidade de abrigar as forças de segurança do DF no espaço.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.