Irã estaria interessado em compra de armamentos da Rússia

Sukhoi SU-35.

O Irã está interessado em comprar novas armas russas para melhorar suas capacidades de defesa, disse o embaixador iraniano na Rússia, Kazem Jalali, em entrevista ao diário Kommersant.

“É verdade”, disse ele, respondendo à pergunta se Teerã estava interessado nas novas armas da Rússia.

“Vamos manter consultas com a Rússia sobre o que precisamos para melhorar nossas capacidades de defesa. O governo russo e o povo russo sempre estiveram ao nosso lado em tempos de dificuldades. A Rússia é nosso parceiro prioritário nesse sentido”, enfatizou.

Sistema de Defesa S-400- Foto: Forças Armadas Russas

Em outros comentários, Kazem Jalali enfatizou que os países que foram alvo da pressão das sanções de Washington poderiam unir seus esforços para combater conjuntamente a política dos EUA.

“Acredito que já é hora de criarmos um clube de países atingidos por sanções. Entre seus membros, haverá muitas potências fortes nas economias desenvolvidas: Rússia, China e Irã”, afirmou o diplomata. Segundo ele, esses estados devem ajudar-se mutuamente, a fim de compensar a influência negativa dos passos dos EUA.

O diplomata enfatizou no entanto, que Washington não quer ver rivais, cujas posições em qualquer região seriam mais fortes do que as dos EUA. “Eles querem que a Rússia seja fraca, a China esteja economicamente subordinada a eles e o Irã se torne sua colônia. É por isso que precisamos cooperar, ajudar um ao outro e complementar um ao outro”, disse Jalali.

SU-35- Foto; © Yuri Smityuk / TASS

“Temos grandes oportunidades e precisamos apenas mostrar vontade política e fazer esforços para desenvolver esse potencial da maneira certa. O Irã tem algo a oferecer à Rússia e à China. Somos um país grande, com uma população grande e bastante jovem. Temos muitos recursos minerais e tecnologias avançadas. Se fizermos esforços conjuntos, superaremos a pressão dos EUA “, enfatizou o embaixador.


Fonte: Iran New Agency

DEIXE UMA RESPOSTA