Advertisement

Irã perde jato Su-22 em acidente

Sukhoi Su-22 era operado pela Força Aérea do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã. Imagem via X.

Um jato de ataque ao solo Sukhoi Su-22 Fitter caiu na província de Fars, região sul do Irã, na tarde do último sábado (16). A aeronave era operada pela Força Aérea do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC). 

Segundo a mídia local, o avião, descrito como uma “aeronave de treinamento”, sofreu uma falha técnica em voo, vindo a cair perto do Lago Parishan, no distrito de Kazerun. O piloto, único tripulante do jato, se ejetou e foi resgatado em seguida. Ele foi levado ao hospital onde recebe tratamento para uma fratura na pelve, disse o governador do distrito. 

O Su-22 é uma versão de exportação do caça-bombardeiro Su-17, desenvolvido em meados da década de 1960 pela então União Soviética. O monomotor possui asas de geometria variável, um par de canhões de 30 mm, pode carregar 4 toneladas de bombas, mísseis e foguetes e é capaz de atingir os 1400 km/h.

O modelo foi exportado para 28 países, a maioria dos quais já o retirou de serviço, embora ainda siga em atividade no Irã, Polônia, Vietnã, Líbia, Síria, Angola e Iêmen. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Irã, SU-22, usaexport