Advertisement

Jato K-8 Karakorum da Força Aérea Boliviana cai na fronteira com o Brasil

Jato de treinamento e ataque leve Hongdu K-8 Karakorum da Bolívia.

Um jato de ataque leve K-8 Karakorum da Força Aérea Boliviana (FAB) caiu na última sexta-feira (27). O acidente ocorreu a sudeste da cidade de Cobija, no norte do país, na fronteira com o estado brasileiro do Acre.

Por meio de suas redes sociais, a Força Aérea informou que a aeronave de matrícula FAB-661 caiu durante um voo de treinamento. Os dois tripulantes saíram ilesos do avião de origem chinesa. Foi estabelecida uma Junta de Investigação de Acidentes Aeronáuticos para determinar as causas do acidente. 

Este é o segundo acidente envolvendo um K-8W Karakorum da Bolívia. Em março de 2021 a FAB perdeu seu primeiro K-8, quando a aeronave sofreu uma falha técnica enquanto sobrevoava a cidade de Cochabamba. Os pilotos ejetaram, mas o avião caiu em uma área residencial no município de Sacaba, matando uma mulher, ferindo outras quatro pessoas e destruindo uma casa. 

Desenvolvido nos anos 1980 pela China em parceria com o Paquistão, o K-8 (também chamado de JL-8) é um avião monomotor de treinamento avançado e ataque leve. Capaz de atingir os 800 km/h, o K-8 possui cinco pontos duros para emprego de mísseis ar-ar, bombas e foguetes de emprego geral e canhões de 23mm. 

Força Aérea Boliviana perdeu mais um de seus K-8 Karakorum em acidente na fronteira com o Brasil.
Força Aérea Boliviana perdeu mais um de seus K-8 Karakorum em acidente na fronteira com o Brasil.

Em 2010 a Bolívia adquiriu seis desses aviões, com opções para mais 12 unidades, por US$ 57,8 milhões. Os jatos chegaram ao país no ano seguinte. Os K-8 bolivianos são operados pelo 34º Grupo Aéreo de Caças, unidade subordinada ao Grupo Aéreo 34, sediado em Cochabamba. 

O modelo é operado por 14 países, entre eles China, Paquistão, Egito, Venezuela e Sri Lanka. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Bolívia, K-8, usaexport