Em um vídeo divulgado pela Embraer na tarde desta quinta-feira (10), o primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP) pode ser visto rapidamente. A aeronave de transporte tático é vista na linha de montagem com outros modelos da Força Aérea Brasileira em 01:31. 

Em julho de 2019, Embraer e Portugal assinaram um contrato avaliado em 827 milhões de Euros para o fornecimento de cinco aeronaves KC-390 que deverão substituir os C-130 Hércules da Força Aérea do país Europeu. A primeira entrega deverá ocorrer por volta de 2023 e a última em 2027. Até o momento, essa é a primeira imagem de um KC-390 nas cores da FAP. A Hungria também adquiriu duas aeronaves. 

A Força Aérea Brasileira adquiriu 28 unidades inicialmente. No entanto, por falta de orçamento, a FAB solicitou a renegociação do contrato, devendo adquirir entre 13 e 16 aviões. No momento existem quatro KC-390 em serviço no Brasil com o Esquadrão Zeus, com sede na Ala 2, em Anápolis (GO). 

No vídeo que destaca as certificações e conquistas obtidas pelo cargueiro tático multimissão da fabricante brasileira, também é possível ver imagens do reabastecimento em voo com dois caças F-5EM Tiger II e dois caças-bombardeiros A-1 AMX, além do recente voo onde o KC-390 obteve a certificação para ser reabastecido por outra aeronave do mesmo modelo.

Chama atenção, também, a configuração de três tanques de combustível externos em um dos F-5EM, em 0:55. Em 2019, o fotógrafo Claudio Capucho registrou o F-5 em questão no pátio da Ala 3, em Canoas (RS). 

Uma configuração rara. Um F-5EM do Esquadrão Pampa com três tanques, duas bombas inertes e dois mísseis Piranha, também inertes. Foto: Claudio Capucho via Jetphotos.