KC-46 C-5M REVO USAF
Testes de reabastecimento do KC-46 protótipo com o C-5M Galaxy em 2019. Foto: Christian Turner - USAF.

O KC-46 Pegasus, novo avião-tanque da USAF, recebeu autorização para reabastecer o C-5M Galacy, AC-130J Ghostrider, HC-130J Combat King II, MC-130J Commando II e E-3G Sentry. 

A liberação foi publicada na segunda-feira (06) pelo comandante do Comando de Mobilidade Aérea da USAF (AMC), o General Mike Minihan, através do 4º Interim Capability Release (ICR).

“O KC-46A agora pode dar suporte a quase 70% de todas as aeronaves receptoras que solicitam apoio de reabastecimento aéreo do USTRANSCOM”, afirma o Tenente-Coronel Kevin White, Vice-Chefe da Divisão de Requerimentos de Aeronaves e Logística do AMC e Vice-Líder da equipe multifuncional KC-46A. “Além disso, estamos colocando o Pegasus contra nossas missões de maior prioridade, como o apoio presidencial direto.”  

KC-46 C-5M
Um C-5M se aproxima de um KC-46A da USAF durante testes de REVO em 2020. Foto: Choustine Minoda/USAF

O plano ICR do KC-46 permite que o reabastecedor conduza tarefas operacionais que de outra forma seriam preenchidas pelo KC-135 Stratotanker e pelo KC-10 Extender, aumentando a capacidade de reabastecimento aéreo e treinando ainda mais as tripulações da força total Pegasus com missões operacionais.

Em 9 de julho de 2021, o primeiro ICR aprovou o KC-46A Pegasus para reabastecer aeronaves usando seu Centerline Drogue System (sistema de sonda e cesta). O segundo  ICR, que aprovou o KC-46A para reabastecer os B-52, C-17 e outras aeronaves KC-46 usando sua lança, foi publicado em 5 de agosto de 2021. Aprovado em 15 de outubro de 2021, o terceiro ICR permitiu que o KC-46A reabastecesse todas as variantes do F-15 e F-16.

Não há um cronograma associado ao plano geral de ICR, que em vez disso se concentra no estabelecimento de medidas de confiança incrementais que permitem ao comandante do AMC e outros líderes seniores avaliar qualitativa e quantitativamente as realizações nos marcos de ICR. As tripulações continuarão a realizar missões de treinamento, exercícios e demonstração até que todas as medidas de confiança operacional sejam cumpridas.

Um jato de ataque AV-8B Harrier II é reabastecido por um KC-46. Foto: Boeing.

Apesar das restrições e deficiências existentes, o KC-46A continua a demonstrar suas crescentes capacidades operacionais, afirma a USAF. O Pegasus completou mais de 6.000 missões, transferido mais de 37,8 milhões de libras de combustível e fazendo 28.000 reabastecimentos com a lança e 1.900 com mangueira desde janeiro de 2019.

Via USAF

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