Advertisement

Lufthansa recebe o primeiro Boeing 787 da sua frota, que outras companhias rejeitaram

Boeing 787 Lufthansa

A Boeing entregou nesta segunda-feira (29/08) o primeiro 787(-9) Dreamliner da Lufthansa. A aeronave de matrícula D-ABPA está neste momento voando de Everett para Frankfurt (Alemanha), e pousará nas próximas horas na base da companhia.

Veja o rastreamento do voo de entrega Clicando Aqui.

O Grupo Lufthansa tem 32 pedidos firmes para o 787, com entregas entre 2022 e 2027, e se une a quase 50 clientes em todo o mundo na operação deste tipo de avião. A companhia decidiu encomendar o 787 para substituir o A330 e A340 na sua frota, enquanto a substituição dos aviões maiores ficou a cargo do Airbus A350.

Airbus A350 Lufthansa Climática
Lufthansa também conta com o Guaxinin Airbus A350 para voos de longa distância. Foto: Lufthansa

A companhia disse que essas aeronaves de nova geração podem economizar até 500 mil toneladas de combustível por ano. De acordo com a Lufthansa, o Boeing 787-9 consome em média apenas cerca de 2,5 litros de querosene por passageiro em 100 quilômetros de rota de voo. Isso é cerca de 25% do que o modelo anterior, o Airbus A340. A emissão de CO2 também melhora conjuntamente com o menor consumo.

No total a Lufthansa tem 53 encomendas para o A350-900, e já opera com 12 aeronaves deste modelo, além disso há 20 encomendas para o 777-9X, com entregas programadas a partir de 2025.

O pedido com a Boeing para o 787 tem valor total de 12 bilhões de dólares, quando consideramos o preço de lista, mas de acordo com a Lufthansa, um bom desconto foi negociado na hora de fechar o contrato, o preço real não será divulgado.

Boeing 787-9 Lufthansa D-ABPA
Foto: Lufthansa/Divulgação

O Boeing 787-9 “Berlin” oferece aos viajantes instalações de cabine aprimoradas – incluindo acesso direto ao corredor para todos os passageiros da Classe Executiva.

A Lufthansa planeja lançar uma nova Classe Executiva e muito provavelmente será no novo Boeing 787. Esta será a primeira vez que a companhia aérea alemã vai operar o Dreamliner, porém nos últimos anos o Boeing 747-400, 747-8 e o Airbus A380 foram as principais aeronaves para voos longos e internacionais da empresa.

Após as semanas que levará para a conversão de cabine na Lufthansa Technik em Frankfurt, a aeronave será usada inicialmente em rotas domésticas alemãs para fins de treinamento.

O primeiro destino intercontinental programado do “Dreamliner” da companhia será a metrópole canadense de Toronto, partindo de Frankfurt.

 

Mas por qual motivo os 787 da Lufthansa foram rejeitados após três anos fabricados?

Assim como o D-ABPA, o D-ABPD também foi rejeitado pelos mesmos dois operadores aéreos antes de ganhar as cores da alemã Lufthansa. Tendo a encomenda inicial da Hainan Airlines em 2019, a operadora chinesa cancelou a encomenda no mesmo ano, mas no ano seguinte, a indiana Vistara assumiu a encomenda, com a Boeing chegando a pintar as aeronaves do seu quase operador.

Lufthansa Vistara Hainan Boeing 787 Dreamliner
Assim como o D-ABPA, o D-ABPD também foi rejeitado pelos mesmos operadores Foto: Planespotters.net/Reprodução

Praticamente sem atividades entre 2020 e 2021, principalmente por conta da crise mundial do coronavírus que afetou severamente toda a cadeia da aviação, a Boeing encontrou dificuldades para dar prosseguimento nas entregas do Boeing 787 e mais uma vez, algumas encomendas do 787 foram canceladas, como no caso da Vistara.

Além disso, problemas na fabricação do 787 interromperam o andamento do envio dos novos 787 aos seus operadores, o que justifica ter aeronaves com 3 anos, mas sem operar. Com algumas aeronaves prontas, mas sem operador, a Boeing encontrou a Lufthansa como o próximo destino das aeronaves rejeitadas, dando um final feliz para esta peculiar história.

Com a volta das entregas do Boeing 787, parece que a Lufthansa finalmente receberá as novas unidades do Dreamliner nos próximos meses, ampliando assim a disponibilidade de aeronaves para voos transatlânticos de última geração.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.