Há dois anos em guerra com a Rússia e prestes a receber caças F-16, a Ucrânia recebeu na quinta-feira (06) mais uma boa notícia: a doação de caças Mirage 2000. O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou a intenção de transferir os jatos para a Força Aérea Ucraniana (UAF), à medida que tem aumentado o suporte para Kiev.
A França já é parte da coalizão que fornecerá dezenas de F-16 aos ucranianos. Embora não opere o modelo, a Força do Ar e Espaço da França tem fornecido treinamento aos pilotos e técnicos da Ucrânia, capacitando-os para operar um equipamento padrão da OTAN. Paris também tem doado armamentos avançados para os ucranianos, como as bombas inteligentes HAMMER e mísseis de cruzeiro SCALP-EG, que foram adaptados aos jatos da UAF.
Agora Macron quer formar outra coalizão, dessa vez para treinar aviadores e entregar os Mirage 2000-5 para os ucranianos. O presidente francês anunciou a iniciativa ao finalizar seu discurso na comemoração dos 80 anos do Dia D, o desembarque dos aliados nas praias da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial.
“Lançaremos um novo programa de cooperação e anunciaremos a transferência dos Mirage 2000-5 – caças franceses que permitirão à Ucrânia proteger o seu solo e espaço aéreo”, disse Macron, na presença do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. “A partir de amanhã vamos lançar um programa de treinamento de pilotos, seguido da transferência dessas aeronaves.”
![Bomba inteligente AASM HAMMER francesa foi integrada ao caça MiG-29 Fulcrum da Ucrânia. Foto via @Osinttechnical](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2024/03/MiG-29-HAMMER-rotated.jpg)
Macron não detalhou quando os aviões chegarão para Kiev e nem quantos jatos serão transferidos, mas disse que vai doar o equivalente a que outros países enviarão. Segundo o World Air Forces 2024, a França ainda tem 26 Mirage 2000-5 em serviço, que eventualmente serão substituídos pelos Dassault Rafale.
“O fator-chave é o tempo de treinamento dos pilotos, e por isso vamos propor ao presidente Zelensky que os pilotos sejam treinados já neste verão – normalmente leva de cinco a seis meses – para que até o final do ano eles estejam capaz de pilotar essas aeronaves“, disse Macron, acrescentando que os pilotos ucranianos serão treinados na França.
Embora a iniciativa seja vista com bons olhos pela Ucrânia e demais aliados, a integração dos Mirage 2000 à UAF também tem seus problemas, como observa o The Aviationist.
“A introdução de uma nova aeronave muitas vezes implica o estabelecimento ou modificação de cadeias de fornecimento de peças sobressalentes, equipamentos de manutenção e ferramentas especializadas”, afirma o editor do portal, David Cenciotti. “Garantir um fornecimento constante de peças sobressalentes e equipamentos de suporte é crucial para manter a prontidão operacional e minimizar o tempo de inatividade. A França provavelmente irá apoiar a Força Aérea Ucraniana com muitas peças sobressalentes e isto pode não ser um grande problema.”
![Caça Dassault Mirage 2000 5F França - Acidente.](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2022/01/Dassault_Mirage_2000-5F_‘59_2-EV_49324187723.jpg)
O próprio treinamento de pilotos e mecânicos para voar e manter os aviões já demora um período considerável, como o próprio presidente francês notou. Recentemente, a Suécia decidiu suspender a ideia de enviar caças Saab Gripen à Ucrânia, para que os esforços fossem concentrados na entrega dos F-16, que devem chegar em Kiev em junho ou julho.
Por fim, assim como o F-16, o Mirage 2000 não será um ‘game changer’ no conflito com a Rússia. Ainda que nenhum dos lados tenha obtido domínio total do espaço aéreo, Moscou tem a vantagem de empregar caças e sistemas de defesa aérea mais modernos e maior número.
Caças MiG-31 e Su-35 armados com os mísseis de longo alcance R-37 tem se mostrado adversários muito perigosos para os aviadores ucranianos. Tanto o F-16 quanto o Mirage não dispõem de armamentos similares, carregando apenas mísseis de médio alcance, como o AIM-120 AMRAAM e MICA, respectivamente.
Mesmo assim, a entrega dos aviões certamente favorece a Ucrânia. Mais modernos que os MiG-29, Su-25 e Su-27, os Mirage 2000-5 são aeronaves multifuncionais, capazes de desempenhar missões contra alvos aéreos e terrestres.
Equipados com aviônicos, sensores e suítes de contramedidas mais atualizadas, os Mirage 2000 também são reconhecidos por disporem de alta manobrabilidade e velocidade. Possuem um par de canhões de 30 mm e podem empregar mísseis ar-ar, ar-solo, bombas inteligentes, mísseis de cruzeiro e foguetes.
O conflito entre Rússia e Ucrânia segue se encaminhando para seus dois anos e meio e não parece estar perto do fim. Dessa forma, qualquer ajuda para Kiev ainda é relevante.
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