Sukhoi Su-57 Rússia
Caça Sukhoi Su-57 da Rússia. Foto: ©Sergei Savostianov /TASS

A Sukhoi apresentou o primeiro simulador do caça de quinta geração Su-57 Felon equipado com óculos de realidade virtual. A novidade foi apresentada nesta sexta-feira (23) por Yuri Zavgorodnev, um dos líderes da Sukhoi, que falou com repórteres da agência russa TASS no Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021.

O simulador deve ser usado para a formação de futuros pilotos do Su-57E, variante de exportação do caça furtivo russo. “O conceito já deu um passo à frente. Apresentamos o simulador interativo do Su-57E”, disse o funcionário da fabricante aeronáutica, destacando que o simulador com realidade virtual para o Su-35 Flanke-E foi apresentada na edição de 2019 do MAKS.

Cockpit do Sukhoi Su-57 Felon. Foto via Tecnomilitar.

“Apresentamos uma tecnologia mais avançada. Dois displays multifuncionais estão fisicamente presentes no simulador do Su-57, junto com um dos mais recentes óculos de realidade virtual, com gráficos muito bons, permitindo visualizar a situação dentro e fora do cockpit em alta resolução.” Yuri também afirmou que mostradores multifuncionais permitem complementar a imagem virtual com sensações táteis.

Ainda nesta semana, Alexander Mikheyev, CEO da exportadora Rosoboronexport, disse que a Rússia está conversando com cinco países não especificados que tem interesse em adquirir o caça stealth Sukhoi Su-57, chamado de Felon pela OTAN. Em fevereiro, um porta-voz do Serviço Federal Russo para Cooperação Técnica-Militar disse que o país recebeu diversas solicitações para o modelo de exportação da aeronave de quinta geração. A Força Aeroespacial Russa recebeu seu primeiro Su-57 de produção em dezembro de 2020. 

DEIXE UMA RESPOSTA