As três missões espaciais que estão rumo ao Planeta Marte concluíram suas primeiras manobras programadas de correção de órbita.

A sonda Hope dos Emirados Árabes Unidos que foi lançada no dia 19 de julho, conduziu com sucesso sua manobra de correção de órbita, informou a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos.

Já a Tiawen da China, que foi lançada no dia 23 de julho, também conclui com sucesso a manobra programada, informou a agência estatal de notícias.

A última missão rumo à Marte a fazer sua correção de órbita foi o rover norte-americano Perseverance, que foi lançado no dia 30 de julho. A NASA informou no dia 14, o sucesso da manobra.

Outras correções programadas para ambas as missões estão previstas. Contudo, apenas a missão dos EUA tem as datas previstas publicadas, são elas 30 de setembro, 18 de dezembro, 10 de fevereiro e 16 de fevereiro.

Objetivos de cada missão:

As três missões tem como meta estudos científicos no Planeta Vermelho. A sonda Hope por exemplo, tem como meta estudar com clareza a atmosfera marciana.

Sonda Hope-Emirates Mars- Foto: UAE

Já a chinesa tem como objetivo realizar estudos em órbita e em solo marciano. No entanto, os cientistas também estão ansiosos para realizar com sucesso o primeiro pouso de um rover do chinês em Marte.


Ilustração da missão Tianwwn 1- Crédito: CNSA

O rover Perseverance tem como objetivo a busca por vida microbiana passada em Marte, devido a isso ele vai atuar como um geólogo super tecnológico na cratera Jezero, o local de pouso do rover.

Todavia, o Perseverance ainda leva o mini-helicóptero Ingenuity, que tem como objetivo provar se é possível ou não um voo controlado no Planeta.

Mas mesmo antes de chegar o mini-helicóptero (que está no Perseverance) já foi ligado para testar seus sistemas pela primeira vez no espaço.

Rover Perseverance- Foto cortesia da NASA / JPL-Caltech.

Entretanto, o maior desafio ainda está por vir, trata-se do complicado pouso em Marte que por conta da atmosfera tênue e solo acidentado torna o pouso muito desafiador.

DEIXE UMA RESPOSTA