Advertisement

Missões que estão rumo ao Planeta Vermelho concluem as primeiras manobras de correção de órbita

As três missões espaciais que estão rumo ao Planeta Marte concluíram suas primeiras manobras programadas de correção de órbita.

A sonda Hope dos Emirados Árabes Unidos que foi lançada no dia 19 de julho, conduziu com sucesso sua manobra de correção de órbita, informou a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos.

Já a Tiawen da China, que foi lançada no dia 23 de julho, também conclui com sucesso a manobra programada, informou a agência estatal de notícias.

A última missão rumo à Marte a fazer sua correção de órbita foi o rover norte-americano Perseverance, que foi lançado no dia 30 de julho. A NASA informou no dia 14, o sucesso da manobra.

Outras correções programadas para ambas as missões estão previstas. Contudo, apenas a missão dos EUA tem as datas previstas publicadas, são elas 30 de setembro, 18 de dezembro, 10 de fevereiro e 16 de fevereiro.

Objetivos de cada missão:

As três missões tem como meta estudos científicos no Planeta Vermelho. A sonda Hope por exemplo, tem como meta estudar com clareza a atmosfera marciana.

Sonda Hope-Emirates Mars- Foto: UAE

Já a chinesa tem como objetivo realizar estudos em órbita e em solo marciano. No entanto, os cientistas também estão ansiosos para realizar com sucesso o primeiro pouso de um rover do chinês em Marte.

Ilustração da missão Tianwwn 1- Crédito: CNSA

O rover Perseverance tem como objetivo a busca por vida microbiana passada em Marte, devido a isso ele vai atuar como um geólogo super tecnológico na cratera Jezero, o local de pouso do rover.

Todavia, o Perseverance ainda leva o mini-helicóptero Ingenuity, que tem como objetivo provar se é possível ou não um voo controlado no Planeta.

Mas mesmo antes de chegar o mini-helicóptero (que está no Perseverance) já foi ligado para testar seus sistemas pela primeira vez no espaço.

Rover Perseverance- Foto cortesia da NASA / JPL-Caltech.

Entretanto, o maior desafio ainda está por vir, trata-se do complicado pouso em Marte que por conta da atmosfera tênue e solo acidentado torna o pouso muito desafiador.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.