Ministério do Turismo Brasil Arábia Saudita
Foto: DIvulgação

Os ministros do Turismo do Brasil, Carlos Brito; e o da Arábia Saudita, H.E.M Al Khateeb, assinaram nesta quarta-feira (08.06) um memorando de entendimento para aprimorar as relações bilaterais e ampliar o fluxo turístico entre os dois países.

O termo, assinado em Jeddah, na Arábia Saudita, pretende, entre outras medidas, atrair investimentos para o setor de turismo, já que o Brasil conta com diversas oportunidades de negócios nessa área. Só no Portal de Investimentos, plataforma desenvolvida pelo Ministério do Turismo, estão mapeados projetos que representariam novos negócios.

“Concluímos a nossa missão aqui na Arábia Saudita com essa grande conquista para o nosso turismo. Com esse memorando, poderemos dar início a ações concretas para atrair mais investimentos para o nosso Brasil. Nesse momento de retomada, a nossa prioridade é atrair capital estrangeiro e assim gerar mais empregos e desenvolvimento para as regiões turísticas brasileiras”, destacou o ministro do Turismo do Brasil, Carlos Brito.

Além da atração de investimentos, o documento prevê outras ações de cooperação, tais como intercâmbio de dados e estatísticas, realização conjunta de eventos promocionais, aprimoramento da legislação do setor em matérias de licenciamento e inspeção de instalações turísticas.

Também fazem parte da iniciativa, o intercâmbio de ações de inovações e tecnologia, a promoção de práticas turísticas sustentáveis, marketing turístico e a preservação dos direitos dos consumidores.

Durante o encontro, H.E.M Al Khateeb se comprometeu com o estabelecimento da rota aérea de Riad para o Rio de Janeiro. A parceria promoverá ainda o compartilhamento de experiências na criação do escritório regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) no Brasil, o primeiro para a região das Américas.

AGENDA – O ministro, Carlos Brito, participou também do fórum: O futuro do turismo, nova governança e direitos. No encontro, foram discutidas as melhorias das políticas para o futuro do setor no mundo, além dos ensinamentos que a pandemia da Covid-19 deixou e como os países podem se preparar para futuras crises.

O ministro esteve presente, ainda, no painel “Aumentando a visibilidade do Turismo – tornando-se parte da conversa além da promoção” e tratou da promoção turística do país.

“A importância do turismo foi destacada pela paralisação das viagens internacionais. Agora é a hora de aproveitar essa maior conscientização pública e reconhecimento político para o posicionamento do turismo como um pilar essencial de transformação, desenvolvimento e oportunidade”, destacou.

 

 

 

Com informações do Ministério do Turismo.