Astronautas da NASA Robert Behnken e Doug Hurley

Os astronautas da NASA Robert Behnken e Doug Hurley estão nos preparativos finais para o retorno a terra após três meses no espaço. O retorno está planejado para acontecer nos dia 1 e 2 de agosto.

Bob e Doug irão retornar na espaçonave Endeavor, da SpaceX Crew Dragon, a mesma que os levou para a ISS no mês de maio.

A missão SpaceX Demo-2 como o próprio nome diz, é um teste e então todo um cuidado é feito para que nada dê errado, isso foi feito no lançamento, durante a permanência da espaçonave na ISS e será feito na volta.

No dia 1º de agosto, uma cerimônia de despedida de Bob e Doung será feita com os outros três tripulantes da ISS, o também norte-americano Chris Cassidy e os russos Anatoli Ivanishin e Ivan Vagner.

Estação Espacial Internacional (ISS)- Foto: NASA

Após a cerimônia, começam os procedimentos de retorno da Endeavor que está previsto iniciar com o desencaixe da espaçonave com a ISS às 18:34 (horário de Brasília), de sábado.

Contudo, o pouso, ou melhor o splashdown (pouso com paraquedas na água) está previsto para acontecer às 15:42 de domingo, na costa da Flórida, ou em outro seis lugares alternativos.

O tempo de retorno poderia ser mais rápido, mas por se tratar de um teste é necessário um tempo maior.


Espaçonave Endeavor, da SpaceX- Foto: NASA

Após o pouso concluído em segurança, está finalizada a missão SpaceX Demo-2 será concluída e uma nova jornada dos EUA pra o espaço começa.

Cliqui aqui e veja as 10 coisas que você precisa saber sobre o retorno dos astronautas

 

Primeiras missões comerciais operacionais

Um mês após a volta de Bob e Doug, a primeira missão de fato operacional vai ser lançada em uma nave Dragon da SpaceX, e dessa vez serão quatro astronautas que irão para a ISS, são eles os norte-americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker,e o japonês Soichi Noguchi.

O lançamento dessa missão está previsto para o final do mês de setembro, uma data exata ainda será divulgada.

Entretanto, as missões com a espaçonave Dragon continuam, e a segunda missão operacional acontecerá na primavera de 2021 e também serão lançados quatro astronautas.

Astronautas do Programa de Tripulação Comercial da NASA- Foto: NASA

Mas, não é só a SpaceX que está nessa jogada de enviar astronautas ao espaço, a boeing também tem uma espaçonave para isso, trata-se da Starliner.

Entretanto, a Starliner sofreu problemas em seu teste em dezembro de 2019 quando tentou levar carga para a ISS. Com isso houve um atraso por parte da Boeing, mas já está previsto ainda para esse ano um segundo teste da Starliner.

 

Vídeo da transmissão ao vivo do retorno dos astronautas:

DEIXE UMA RESPOSTA