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NASA revela avião experimental supersônico X-59

X-59 missão Quesst. Imagem: NASA.

Na última sexta-feira, 12 de janeiro, a NASA e a Lockheed Martin apresentaram formalmente a aeronave supersônica silenciosa X-59. Com este experimento único, a NASA tem como objetivo coletar dados que possam revolucionar as viagens aéreas, abrindo caminho para uma nova geração de aeronaves comerciais que podem viajar mais rápido do que a velocidade do som.

Conforme Pam Melroy: “Esta é uma grande conquista possível apenas através do trabalho árduo e da engenhosidade da NASA e de toda a equipe X-59. (…) Em apenas alguns anos, passamos de um conceito ambicioso para a realidade. O X-59 da NASA ajudará a mudar a maneira como viajamos, nos aproximando em muito menos tempo.” Melroy e outros altos funcionários revelaram a aeronave durante uma cerimônia em Palmdale, Califórnia.

X-59

O X-59 está no centro da missão Quesst da NASA, que se concentra em fornecer dados para ajudar os reguladores a reconsiderar regras que proíbem o voo supersônico comercial por terra. Durante 50 anos, os EUA e outras nações proibiram os respectivos voos em razão da perturbação sonora ocasionada. A previsão é de que o X-59 voe a 1,4 vezes a velocidade do som. Seu design, modelo e tecnologia são o que tornarão possível que a aeronave atinja essas velocidades enquanto gera um toque sônico mais silencioso.

“É emocionante considerar o nível de ambição por trás do Quesst e seus benefícios potenciais”, disse Bob Pearce, administrador associado de pesquisa aeronáutica na sede da NASA em Washington. “A NASA compartilhará os dados e a tecnologia que geramos a partir dessa missão única com os reguladores e com a indústria. Ao demonstrar a possibilidade de viagens supersônicas comerciais silenciosas por terra, buscamos abrir novos mercados comerciais para empresas dos EUA e beneficiar viajantes em todo o mundo.”

Período de testes

Com a conclusão da implantação, a equipe Quesst direcionará seus próximos passos em preparação para o primeiro voo: testes de sistemas integrados, corridas de motor e testes de táxi para o X-59.

A aeronave deve decolar pela primeira vez no final deste ano, seguida por seu primeiro voo supersônico silencioso. A equipe Quesst realizará vários dos testes de voo da aeronave na Skunk Works antes de transferi-la para o Armstrong Flight Research Center da NASA em Edwards, Califórnia, que servirá como base de operações.

Assim que a NASA concluir os testes de voo, a agência pilotará a aeronave sobre várias cidades a serem selecionadas nos EUA, coletando informações sobre o som que o X-59 gera e como as pessoas o percebem. A NASA fornecerá esses dados à Administração Federal de Aviação e aos reguladores internacionais.

 

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