Advertisement

Nove aviões militares da China entram na zona de defesa aérea de Taiwan

China J-16 Taiwan

A Força Aérea de Taiwan alertou nesta quinta-feira (24) que nove aeronaves chinesas entraram em sua zona de defesa aérea (ADIZ). As aeronaves voaram em uma área a nordeste das Ilhas Prata, controladas por Taiwan, mas sem sobrevoar a maior área do país insular, onde fica localizada Taipei.

A frota de nove aviões chineses era composta por oito caças J-16 de fabricação chinesa, além de um avião de reconhecimento Y-8.

O J-16 é um caça multifunção, mas com mais ênfase às operações Ar-Solo, o J-16 é um dos aviões mais novos da frota chinesa, com mais de 150 aeronaves em operação.

Taiwan disse que colocou forças de patrulha aérea para expulsar os aviões chineses e monitorar a situação. Mísseis de ataque terra-ar foram colocados em estado de alerta por prevenção.

As entradas de aviões militares chineses na ADIZ de Taiwan é bastante comum nos últimos dois anos. No final de janeiro a China chegou a colocar 54 aviões militares perto de Taiwan, com 39 aeronaves voando simultaneamente ao sudoeste do país insular. Nesta ocasição bombardeiros H-6 e um Y-8 de patrulha marítima estiveram na região.

A maior incursão registrada até o momento ocorreu em outubro de 2021. Na ocasião, Pequim enviou 56 aeronaves para a ADIZ do pequeno país insular, gerando comentários diplomáticos negativos.  

China e Taiwan se separam em 1949, mas a ilha — que recebe apoio de Washington através da venda produtos militares avançados — ainda é vista por Pequim como um território rebelde. A China já ameaçou por diversas vezes uma invasão em Taiwan caso seja declarada uma independência plena. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias

Tags: China, Militar, Taiwan, usaexport