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Novo F-15 pode atingir velocidades perto de Mach 3, afirma Boeing

F-15EX EUA

O F-15EX Eagle II, mais nova versão do lendário F-15 Eagle, traz uma série de novas capacidades para o jato. Graças aos potentes motores, o avião de caça pode atingir velocidades próximas de Mach 3, ou três vezes a velocidade do som, segundo um executivo da Boeing. 

Em entrevista ao jornalista Steve Trimble da Aviation Week, o diretor do programa F-15EX, Rob Novotny, disse que o jato tem uma velocidade máxima a não ser excedida (VNE) de Mach 2.9, cerca de 3580 Km/h no nível do mar. Em comparação, o F-15 legado tem VNE de Mach 2.5 em grande altitude. 

No entanto, o F-15EX só atinge esse velocidade em uma configuração limpa, ou seja, sem carregar armamentos ou estar equipado com os tanques conformais na fuselagem (CFT).“É, é rápido”, afirmou o ex-piloto da Força Aérea dos Estados Unidos. “Lembre-se, estamos testando quando está limpo”, afirmou. “Então não está carregando um monte de coisas. E nessa configuração de show aéreo, com os dois grandes motores GE [F110-GE-]229, ele produz 29.500 libras de empuxo cada um.”

Há cerca de três meses, a demonstração de um F-15QA Ababil do Catar – similar ao F-15EX – em Dubai mostrou como as variantes mais modernas do Eagle se comportam quando estão na configuração limpa. A performance do enorme caça surpreendeu os espectadores e chamou atenção da mídia. A aeronave do Catar utiliza os mesmos motores do F-15EX. 

Além da alta potência dos motores da General Electric, a Boeing está produzindo o F-15EX com materiais mais leves. Os novos equipamentos, como computadores e rádios, também têm menos peso. Esses e tantos outros fatores contribuem para que o Eagle II seja um dos aviões mais rápidos do mundo atualmente. Ainda assim, o primeiro lugar permanece com o Lockheed SR-71 Blackbird, que tinha uma velocidade máxima (oficial) de Mach 3.2, sendo o avião a jato mais rápido da história. 

Velocidade, na verdade, está com o F-15 desde sua gênese. Os EUA criaram o avião como resposta ao MiG-25 Foxbat da antiga União Soviética, um enorme caça-interceptador, capaz de chegar a Mach 2.8 (algumas fontes citam Mach 3). Acima disso, porém, poderia sofrer extensos danos nos motores por conta de superaquecimento. O MiG-25 deu lugar ao MiG-31 Foxhound, ainda em serviço e capaz de chegar aos 3000 Km/h, também em grande altitude.

Conforme observa a revista, a velocidade máxima do F-15EX em situações de combate será ditada pelos armamentos e demais equipamentos que carrega. Novotny reforçou essa informação, afirmando que o fator limitante será a limitação do material carregado. não do avião. 

O Boeing F-15EX, matrícula 20001, decolando pela primeira vez. Foto: Alex Farwell - Viking Aeronautics.
O F-15EX, matrícula 20001, decolando pela primeira vez. Foto: Alex Farwell – Viking Aeronautics.

Oficialmente apresentado em abril de 2021, o F-15EX incorpora um radar AESA, display panorâmico sensível ao toque, avançada suíte de guerra eletrônica e um computador de missão que, segundo a Boeing, é o mais rápido do mundo. O F-15EX vai substituir os F-15C/D Eagle mais antigos, enquanto complementa as capacidades dos caças F-22 e F-35 de 5ª geração. 

A Força Aérea dos EUA encomendou 144 aviões mas reduziu o pedido para 80 aeronaves, aumentando novamente para 104 caças em novembro de 2023. Além dos Estados Unidos, Israel e Indonésia também querem comprar o F-15EX. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Boeing, F-15EX