Os 5 passos para você obter seu passaporte

Começando a entender o básico

Quem emite o passaporte brasileiro é a Polícia Federal, através da Divisão de Passaporte. Grande parte do processo é realizado online, apenas o atendimento e a retirada são presenciais.

É preciso imprimir documentos em PDF, logo uma impressora e um programa que abra esse tipo de arquivo são necessários.

O pagamento é realizado através de uma GRU (Guia de Recolhimento da União).

 

Aqui listamos 5 passos de como fazer para você tirar seu passaporte

 

  1. Ter os documentos solicitados em dia

No Site da Polícia Federal a documentação está separada pelos tipos de passaporte, explicamos abaixo as documentações necessárias para obter o Passaporte para Menores de Idade e o Passaporte para Maiores de Idade. 

Crianças menores de 3 anos:


  • Autorização expressa preenchida de ambos os pais; 
  • Certidão de nascimento Original ou Documento de Identificação; 
  • GRU paga; 
  • CPF da criança (Se não tiver pode ser de um dos pais ou responsável legal); 
  • Uma fotografia facial, tamanho 5×7, recentecoloridasem data e em fundo branco.

Para crianças com 3 até 11 anos a documentação necessária é a mesma com excessão da fotografia facial.

Crianças entre 11 e 17 anos invés de Certidão de Nascimento Original é obrigatória a apresentação de um Documento de Identificação Original que contenha foto.

No caso de a criança ou adolescente ser adotado, ou estar em processo de adoção, é necessário:

  • Cópia autenticada da sentença de adoção; 
  • Certificado de conformidade expedido pela CEJA/CEJAI; 
  • Certidão de nascimento anterior (se na sentença de adoção não constar o nome anterior do menor e os nomes dos pais biológicos); 
  • Certidão de nascimento atual; 
  • Passaporte(s) do(s) pais(s). 

Para pessoas com 18 anos ou mais as documentações necessárias são: 

  • Documento de Identidade. (São aceitos como documentos de identidade: RG expedido por órgãos públicos ou militarespassaporte anterior, carteira nacional de habilitação e carteira de trabalho e previdência social); 
  • CPF. (Caso o documento de identidade utilizado não constar o CPF); 

Atualmentenão é necessário ter os seguintes documentos em mãos, mas todos devem estar em dia: 

  • Título de eleitor e votação na última eleição. Caso seja apontada alguma irregularidade na base de dados do governo, será necessário apresentar os comprovantes da situação em dia ou do pagamento da multa referente. 
  • Quitação com o serviço militar. Durante o atendimento, é feita uma consulta junto ao serviço militar para se certificar de que o solicitante do passaporte está em dia com o serviço militar – caso não esteja, será requisitada a apresentação de um documento formal que comprove a quitação. 
  • Pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU.  

 

2. Preencher a solicitação no site da Polícia Federal

O Formulário é bastante simples e rápido de ser preenchido. São quatro telas, com dados pessoaisdocumentos e dados complementares (profissão, e-mail e endereço). 

Após ter preenchido e confirmado os dados será gerado um protocolo com suasolicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento

Após paga a taxa de emissãogeralmente, o sistema libera o acesso no dia seguinte ao pagamento, quando é feita a compensação bancária

 

3. Agende a data de atendimento

Acesse novamente o site da PF, dessa vez no link Agendamento de Atendimento. Caso esteja solicitando para mais de uma pessoa você pode agendar o todos de uma só vez.

Após ingressar com o CPF, número de protocolo e data de nascimento, o sistema indicará as cidades e postos disponíveis, bem como os dias e horários livres em cada um deles. 

 

4. Compareça ao posto da Polícia Federal

Na data agendadacompareça ao posto da PF com toda a documentação original listada no passo 1. A apresentação do comprovante de pagamento não é obrigatória, mas pode ser necessária em casos de divergência ou erro de preenchimento de CPF.

Importantenão é necessário levar fotografia, pois ela será tirada pela Polícia Federal no momento do atendimentoA exceção é no caso de crianças com menor de 3 anos, como dito no início da matéria. 

Após feitos os procedimentos, tais como tirar a fotografia necessária, entrega de documentação e coleta de impressões digitais, você deverá aguardar para que o seu passaporte fique pronto. Enquanto isso lhe será dado um protocolo com a data provável de entrega. O prazo geralmente é de seis dias úteis. Você pode consultar o andamento do pedido aqui nesta página

 

5. Fazendo a retirada

Assim que seu passaporte estiver pronto você pode comparecer ao mesmo posto, com um documento de identidade original e fazer a retirada.

validade do passaporte é de dez anos. Se o seu está próximo do vencimento pode tirar um novo antes de expirar, seguindo os mesmos passos.