Advertisement

OTAN vai policiar céus da Polônia e Islândia com caças stealth F-35

Caças stealth F-35 da Força Aérea Real da Holanda Foto: RNLAF.

A partir de janeiro a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) terá caças de quinta geração F-35 Lightning II em duas missões de policiamento aéreo na Europa. Os jatos stealth serão implantados pelos próximos meses na Islândia e na Polônia. 

Segundo o Comando Aéreo Aliado, a Força Aérea Real Holandesa (RNLAF) está preparando um destacamento de oito aeronaves F-35A, a ser enviado à base de Malbork, na Polônia. Lá os aviões vão reforçar a Missão Aprimorada de Policiamento Aéreo (eAP) no Leste Europeu, uma resposta da aliança militar à guerra na Ucrânia. 

F-35 da Força Aérea Real da Noruega.
Enquanto a Holanda vai à Polônia, Noruega vai enviar seus F-35 à Islândia. Foto: RNoAF.

Quatro aviões estarão engajados no apoio ao policiamento dos céus na região. Enquanto isso, os outros quatro F-35 participarão de exercícios de treinamento com os demais países da aliança, mas prontos para reforçar a postura defensiva da OTAN em caso de necessidade. 

“Com esses oito caças modernos, a Holanda contribui para as missões de policiamento aéreo e defesa aérea da OTAN na dissuasão e, se necessário, na defesa do território aliado na região do Báltico”, disse o tenente-coronel Guido Schols, comandante do destacamento holandês. “Também estamos assegurando nossos Aliados e demonstrando nosso compromisso com a Aliança da OTAN”, acrescentou.
 
A participação da Holanda em missões do tipo já é tradicional. Conforme a Aliança, a RNLAF já enviou seus caças F-16 para a Lituânia em apoio ao Policiamento Aéreo no Báltico (BAP) em 2005 e 2017 e para Malbork em 2014, logo após a invasão da Crimeia pela Rússia.

No flanco sudeste da OTAN, a Holanda completou uma implantação de F-35 de dois meses na Bulgária em maio. A partir de seu próprio território a nação ainda tem a missão de proteger a área de BENELUX, tarefa que divide com o Componente Aéreo Belga. 
 
Mas enquanto a Holanda se prepara para ir à Polônia, outro aliado também arruma suas malas. A Força Aérea Real Norueguesa fará o Policiamento Aéreo da Islândia, também com seus F-35, com quatro aeronaves e uma equipe de 100 militares. A operação de três semanas ocorre a partir da base de Keflavík desde 2008 e dividida entre os membros da OTAN. 
 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-35, OTAN, usaexport