A companhia aérea australiana Qantas declarou que planeja iniciar em outubro de 2020 as suas operações com o Airbus A321P2F, uma versão cargueira do tradicional A321ceo, convertida de passageiros para o transporte de carga.

Os voos serão realizados em parceria com a Australia Post, para realizar frete interno no país de base da companhia aérea. O crescimento do e-commerce na Austrália impulsionou o mercado de fretes de urgência nos últimos anos.

A Qantas declara que o A321P2F pode transportar até 9 toneladas a mais, em comparação com o Boeing 737-300 utilizado pela companhia atualmente. No geral a máxima capacidade de carga a bordo deve ser de aproximadamente 29 toneladas.

A companhia deve fazer a conversão de duas aeronaves do modelo A321ceo, que operam atualmente na JetStar Australia transportando passageiros, para a operação como cargueiros.

O programa A321P2F está sendo desenvolvido pela Airbus e pela ST Engineering Aerospace por meio da joint-venture EFW. A Qantas deverá ser a companhia de lançamento desse tipo de aeronave.