Advertisement

Quantos caças Gripen o Brasil já recebeu e onde eles estão?

Caças Saab Gripen F-39 JAS-39

No último final de semana chegaram ao Brasil mais dois caças Saab JAS-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). A viagem durou 20 dias entre a partida da Suécia e a atracação do navio em Navegantes (SC), marcando a terceira do tipo desde a chegada do primeiro Gripen brasileiro, localmente chamado de F-39E, em 2020. 

Ao mesmo tempo em que a entrega dos aviões foi acompanhada pela mídia local e especializada, também levantou alguns questionamentos. Dentre eles estão a quantidade de F-39 que já estão no país e onde, exatamente, eles se encontram. 

Gripen FAB Caça F-39 Saab

Para isso é importante voltarmos em 2020. No dia 20 de setembro daquele ano chegava ao país o primeiro de 36 caças F-39E/F adquiridos pela força aérea em 2014, no âmbito do Programa FX-2.

F-39E 4100 – O primeiro 

O F-39E de matrícula 4100 foi trazido a bordo do navio MV Elke, de bandeira panamenha. Ele foi rebocado do Porto de Navegantes até o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, distante cerca de 3 km do cais. O translado ocorreu à noite, com forte escolta de militares da Polícia da Aeronáutica, PMSC, bombeiros e funcionários da Saab.

Quatro dias depois o jato decolava de Santa Catarina, sendo esse o primeiro voo de um Gripen da FAB em espaço aéreo nacional. O novo modelo ainda foi escoltado por um par de caças F-5M até seu destino final: a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

F-39 Gripen na unidade da Embraer em Gavião Peixoto. Foto: Claudio Capucho/Embraer

O 4100 não é um Gripen operacional, mas sim uma aeronave de pré-produção usada na campanha de testes e certificação do JAS-39/F-39, conduzida em conjunto entre Saab, Embraer Defesa & Segurança, FAB e Força Aérea Sueca.

No Brasil, os testes são coordenados através do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), onde o 4100 se encontra atualmente. O GFTC também atua na campanha de desenvolvimento, certificação, integração de instrumentos brasileiros como o IFFM4BR e os voos de produção das aeronaves fabricadas localmente. 

F-39 piloto de testes da FAB
O Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres, primeiro piloto da FAB a voar o Gripen E. 

Gripens 4101 e 4102 – Operacionais

Pouco mais de um ano após a chegada do FAB 4100 ao Brasil, a Saab entregou na Suécia os quatro primeiros F-39 de produção e operacionais para a Força Aérea Brasileira. Estes foram os Gripens de matrícula 4101, 02, 03 e 04. 

F-39 Gripen FAB Navegantes navio saab
Caças Gripen da FAB sendo içados do navio Marsgracht em Navegantes (SC). Foto: Saab.

Apesar da cerimônia, que contou com a presença do comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Baptista Jr., os aviões só vieram ao país neste ano. A entrega começou pelos FAB 4101 e 02, que pousaram em Norrköping no dia 10 de março e foram rebocados até o porto local, onde foram embarcados no navio mercante Marsgracht de bandeira holandesa. 

O processo todo foi similar ao do 4100. Os aviões chegaram à Portonave (operadora do complexo portuário de Navegantes), foram desembarcados e rebocados, à noite, até o aeroporto. A decolagem dos aviões ocorreu quatro dias depois, novamente tendo como destino o GFTC. A ida até a Embraer também marcou o primeiro voo em ala com os F-39 do Brasil.

Caças F-39E FAB Saab
Os dois F-39E Gripen, FAB 4101 e 4102, voam em ala pelos céus do Brasil Imagem: Saab.

Mas ao contrário do FAB 4100, os dois aviões são destinados ao serviço operacional, e não aos voos de teste. Os F-39E estão no GFTC para receber a certificação militar, processo que envolve a avaliação de uma série de sistemas de missão, sensores, equipamentos de comunicação e navegação e demais instrumentos antes da entrega. 

A primeira unidade da FAB a receber os Gripens será o 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, da Base Aérea de Anápolis. Conforme fontes disseram ao portal Aeroflap, a expectativa é que os aviões cheguem à base em dezembro

F-39 hangar anápolis fab
O F-39 em um dos novos hangares de linha de voo, os chamados hangaretes, construídos para receber os caças suecos. Foto: Suboficial Johnson Barros/FAB.

4103 e 4104 

Como mencionado no início do texto, outros dois caças Gripen chegaram ao Brasil nos últimos dias. Estes são os F-39 4103 e 04, entregues em 2021 ao lado do 4101 e 02. Os aviões fizeram uma viagem de 20 dias entre Norrköping e Navegantes a bordo do Minervagracht, da mesma operadora do Marsgracht que trouxe os jatos em abril. 

O translado do porto ao aeroporto também ocorreu da mesma forma que nas outras duas vezes. Os jatos foram levados ao aeródromo na noite de domingo para segunda-feira e  estão lá até agora, devendo decolar para Gavião Peixoto ainda nesta semana. 

Cronograma

O planejamento original ditava que o Brasil teria todos os seus 36 Gripens até 2024, mas o programa sofreu atrasos. Conforme apresentado pelo Comandante da FAB em maio, o cronograma atual prevê a conclusão da entrega para 2027. 

O slide apresentado durante o evento mostra a programação mais recente: seis aviões em 2022, três aviões em 2023, 2024 e 2025, 10 em 2026 e 11 em 2027. Dessa forma, está prevista a chegada de mais dois Gripens neste ano, presumidamente os FAB 4105 e 4106.

Novo Cronograma dos Caças Saab F-39 Gripen para a FAB
Imagem: Força Aérea Brasileira.

Em abril, Baptista Jr. também revelou que a FAB vai adicionar mais quatro aviões ao primeiro lote, fechando 40 aeronaves. Isso permitirá que a Aeronáutica possa planejar a implantação do Gripen em uma segunda base aérea, ainda a ser definida, ao mesmo tempo em que negocia um segundo lote com 26 aeronaves. 

Além disso, o Brigadeiro também revelou que as aeronaves de dois assentos (biplace) não serão mais fabricadas no Brasil, mas sim na Suécia. 

Gripens E JAS-39 série saab
F-39 4101 lidera a formação com outros três Gripens da Suécia. Foto: Saab.

Na oportunidade ele explicou que a Embraer participou do desenvolvimento do F-39F biplace, mas a produção local da versão F-39E, de apenas um assento, permite que mais unidades sejam fabricadas localmente, além da maior participação de outras empresas e o aumento do número de homens-hora para produzir o avião no país.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: fab, Gripen, usaexport