No último final de semana chegaram ao Brasil mais dois caças Saab JAS-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). A viagem durou 20 dias entre a partida da Suécia e a atracação do navio em Navegantes (SC), marcando a terceira do tipo desde a chegada do primeiro Gripen brasileiro, localmente chamado de F-39E, em 2020.
Ao mesmo tempo em que a entrega dos aviões foi acompanhada pela mídia local e especializada, também levantou alguns questionamentos. Dentre eles estão a quantidade de F-39 que já estão no país e onde, exatamente, eles se encontram.
Para isso é importante voltarmos em 2020. No dia 20 de setembro daquele ano chegava ao país o primeiro de 36 caças F-39E/F adquiridos pela força aérea em 2014, no âmbito do Programa FX-2.
F-39E 4100 – O primeiro
O F-39E de matrícula 4100 foi trazido a bordo do navio MV Elke, de bandeira panamenha. Ele foi rebocado do Porto de Navegantes até o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, distante cerca de 3 km do cais. O translado ocorreu à noite, com forte escolta de militares da Polícia da Aeronáutica, PMSC, bombeiros e funcionários da Saab.
Quatro dias depois o jato decolava de Santa Catarina, sendo esse o primeiro voo de um Gripen da FAB em espaço aéreo nacional. O novo modelo ainda foi escoltado por um par de caças F-5M até seu destino final: a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
O 4100 não é um Gripen operacional, mas sim uma aeronave de pré-produção usada na campanha de testes e certificação do JAS-39/F-39, conduzida em conjunto entre Saab, Embraer Defesa & Segurança, FAB e Força Aérea Sueca.
No Brasil, os testes são coordenados através do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), onde o 4100 se encontra atualmente. O GFTC também atua na campanha de desenvolvimento, certificação, integração de instrumentos brasileiros como o IFFM4BR e os voos de produção das aeronaves fabricadas localmente.
Gripens 4101 e 4102 – Operacionais
Pouco mais de um ano após a chegada do FAB 4100 ao Brasil, a Saab entregou na Suécia os quatro primeiros F-39 de produção e operacionais para a Força Aérea Brasileira. Estes foram os Gripens de matrícula 4101, 02, 03 e 04.
Apesar da cerimônia, que contou com a presença do comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Baptista Jr., os aviões só vieram ao país neste ano. A entrega começou pelos FAB 4101 e 02, que pousaram em Norrköping no dia 10 de março e foram rebocados até o porto local, onde foram embarcados no navio mercante Marsgracht de bandeira holandesa.
O processo todo foi similar ao do 4100. Os aviões chegaram à Portonave (operadora do complexo portuário de Navegantes), foram desembarcados e rebocados, à noite, até o aeroporto. A decolagem dos aviões ocorreu quatro dias depois, novamente tendo como destino o GFTC. A ida até a Embraer também marcou o primeiro voo em ala com os F-39 do Brasil.
Mas ao contrário do FAB 4100, os dois aviões são destinados ao serviço operacional, e não aos voos de teste. Os F-39E estão no GFTC para receber a certificação militar, processo que envolve a avaliação de uma série de sistemas de missão, sensores, equipamentos de comunicação e navegação e demais instrumentos antes da entrega.
A primeira unidade da FAB a receber os Gripens será o 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, da Base Aérea de Anápolis. Conforme fontes disseram ao portal Aeroflap, a expectativa é que os aviões cheguem à base em dezembro.
4103 e 4104
Como mencionado no início do texto, outros dois caças Gripen chegaram ao Brasil nos últimos dias. Estes são os F-39 4103 e 04, entregues em 2021 ao lado do 4101 e 02. Os aviões fizeram uma viagem de 20 dias entre Norrköping e Navegantes a bordo do Minervagracht, da mesma operadora do Marsgracht que trouxe os jatos em abril.
O translado do porto ao aeroporto também ocorreu da mesma forma que nas outras duas vezes. Os jatos foram levados ao aeródromo na noite de domingo para segunda-feira e estão lá até agora, devendo decolar para Gavião Peixoto ainda nesta semana.
Cronograma
O planejamento original ditava que o Brasil teria todos os seus 36 Gripens até 2024, mas o programa sofreu atrasos. Conforme apresentado pelo Comandante da FAB em maio, o cronograma atual prevê a conclusão da entrega para 2027.
O slide apresentado durante o evento mostra a programação mais recente: seis aviões em 2022, três aviões em 2023, 2024 e 2025, 10 em 2026 e 11 em 2027. Dessa forma, está prevista a chegada de mais dois Gripens neste ano, presumidamente os FAB 4105 e 4106.
Em abril, Baptista Jr. também revelou que a FAB vai adicionar mais quatro aviões ao primeiro lote, fechando 40 aeronaves. Isso permitirá que a Aeronáutica possa planejar a implantação do Gripen em uma segunda base aérea, ainda a ser definida, ao mesmo tempo em que negocia um segundo lote com 26 aeronaves.
Além disso, o Brigadeiro também revelou que as aeronaves de dois assentos (biplace) não serão mais fabricadas no Brasil, mas sim na Suécia.
Na oportunidade ele explicou que a Embraer participou do desenvolvimento do F-39F biplace, mas a produção local da versão F-39E, de apenas um assento, permite que mais unidades sejam fabricadas localmente, além da maior participação de outras empresas e o aumento do número de homens-hora para produzir o avião no país.
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