Reino Unido faz novas propostas para tentar vender o Eurofighter Typhoon para a Finlândia

Caça Eurofighter Typhhon- Foto: RAF

O Reino Unido detalhou sua proposta de vender caças Eurofighteer Typhoon para a Força Aérea da Finlândia, que deseja substituir seus antigos F/A-18C/D Hornets.

De acordo com o site Flight Global tal proposta dos Typhoon liderada pelo Reino Unido que está sendo preparada para o concurso HX da Finlândia “promete adicionar a nação ao consórcio da indústria Eurofighter, enquanto oferece montagem final no país, produção de motores e controle soberano sobre os dados da missão”.

Dupla de caças Eurofighter Typhoon- Foto: RAF

A proposta inglesa é benéfica ao país nórdico europeu, visto que o país teria uma maior participação no desenvolvimento do caça.

A recente aquisição da Alemanha de mais caças Eurofighters pode servir como uma inspiração para a Finlândia, mas nada está definido ainda e, portanto, cabe ao governo finlandês tomar uma decisão final sobre isso.

No entanto, a Finlândia ainda conta com outras opções de caça para equipar sua força aérea, são eles: o Dassault Rafale, o F-18 Super Hornet, o F-35 Lighting II e o Saab Gripen.

F-18 da Força Aérea da Finlândia- Foto
Finland Airforce

Os planos são que até 2021 uma das aeronaves concorrentes seja escolhida para assim poder substituir os aviões de combate 62 F/A-18C D, mas estes ainda deverão ficar na ativa até 2030.