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Rolls-Royce Pearl 10X acumulou mais de 1.500 horas de teste

Rolls-Royce Pearl 10X Falcon 10X

O Pearl 10X é o mais novo membro da família de motores Pearl de última geração e o primeiro motor Rolls-Royce a equipar um jato executivo Dassault.

O programa está avançando em ritmo acelerado e acumulou com sucesso mais de 1.500 horas de teste, tanto no demonstrador Advance 2 quanto na configuração do motor Pearl 10X. A equipe agora está se preparando para o início da campanha de testes de voo no Boeing 747 da Rolls-Royce em Tucson, Arizona, EUA, que começará ainda este ano.

Todos os testes concluídos até o momento confirmam a confiabilidade do motor e mostram que ele atenderá aos requisitos de desempenho para equipar o carro-chefe da Dassault, o Falcon 10X.

Até agora, o programa de desenvolvimento incluiu testes rigorosos do novo combustor ALM de emissões ultrabaixas, compatível com 100% de combustível de aviação sustentável (SAF) e da nova caixa de engrenagens de acessórios, que permite maior extração de energia adicional. O motor, que ultrapassou os níveis de propulsão desejados no primeiro teste, será o motor de aviação executiva mais potente de todo o portfólio da Rolls-Royce. A primeira operação do motor completo, incluindo sua nacele Spirit sob medida, montagem do motor (EBU) e sistema de montagem, foi realizada no início deste ano.

O Pearl 10X apresenta o núcleo do motor Advance2, o núcleo mais eficiente disponível no setor de aviação executiva, e o combina com um sistema de baixa pressão de alto desempenho, resultando em um empuxo superior de mais de 18.000 lbf. Comparado com a última geração de motores de aviação executiva Rolls-Royce, o Pearl 10X oferece uma eficiência 5% maior, ao mesmo tempo em que oferece excelente desempenho de baixo ruído e emissões. O resultado é um motor que oferece uma combinação líder de mercado de potência e eficiência. Essa combinação permitirá que clientes e operadoras tenham acesso premium ao aeroporto e voem em conexões de alcance ultralongo, ao mesmo tempo em que podem viajar quase tão rápido quanto a velocidade do som.

O motor reúne tecnologias inovadoras derivadas do programa demonstrador Rolls-Royce Advance2 e recursos comprovados da família Pearl para oferecer desempenho ambiental de classe mundial. Isso inclui um fan blisked altamente eficiente; um compressor de alta pressão com uma taxa de pressão líder de mercado e seis estágios blisked; um combustor de emissões ultrabaixas; uma turbina de alta pressão sem blindagem de dois estágios, bem como uma turbina aprimorada de baixa pressão de quatro estágios que é uma das mais eficientes e compactas do setor. Este conjunto de tecnologias está alojado em uma nova nacele ultrafina da Spirit AeroSystems.

Para atender a Dassault a Rolls Royce está construindo uma nova instalação de suporte à produção de 2.000 m² em Le Haillan, perto de Bordeaux, na França. O local é próximo à linha de montagem final da Dassault em Merignac e desempenhará um papel importante no apoio ao teste de voo e às atividades de produção do Falcon 10X da Dassault. A instalação abrigará escritórios, uma oficina e um depósito, e abrigará aproximadamente 30 funcionários.

Rolls-Royce Le Haillan
Rolls-Royce Le Haillan

 

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