Su-75 sukhoi checkmate
Sukhoi Su-75 Checkmate. Imagem via redes sociais.

A Rostec apresentou neste sábado (13) o perfume Checkmate para divulgar o novo caça Sukhoi Su-75. A fragrância será apresentada junto da aeronave no Dubai Airshow 2021, evento que se inicia no domingo. 

No vídeo publicado pela estatal russa em seu canal no YouTube, o narrador fala que “enquanto a maioria joga de acordo com as regras, alguns reescrevem as regras ao seu favor […]. Checkmate é uma fragrância de quinta geração para os mestres do jogo.”

Continua depois do anúncio

De acordo com um comunicado da estatal, o vídeo faz referências aos principais recursos e características exclusivas do Su-75. 

As linhas douradas do Checkmate fluem suavemente ao longo do contorno de uma peça de xadrez do cavalo.

Continua depois do anúncio

Uma garrafa em tamanho real aparece através das lâminas rotativas do motor, e a caixa de presente, quando aberta, se desdobra em um tabuleiro de xadrez preto e branco, enfatizando novamente o slogan “Vire o Tabuleiro de Xadrez”.

Su-75 é voltado para a exportação

O Su-75 foi apresentado ao público no MAKS 2021. O novo caça da Rússia deve voar em 2023 e entrar em serviço 2026. A aeronave é voltada para exportação e países como Argentina, Índia e Emirados Árabes já foram identificados como clientes em potencial. Segundo o governo russo, o caça deve competir no mercado com o F-35, Dassault Rafale e Saab Gripen E.

Continua depois do anúncio

Na quinta-feira, foram apresentadas as primeiras imagens do mock-up do caça junto do Su-57, o primeiro jato de Quinta Geração da Rússia. Segundo o portal Life, do Ministério de Comunicações da Rússia, o Su-75 terá alta capacidade de combate. Também é afirmado que o Checkmate tem baias internas maiores, permitindo que “uma ampla gama de armas seja usada em uma configuração imperceptível para equipamentos de detecção.”

Além do Su-75, a Rússia também oferece a versão de exportação do Su-57, chamada Su-57E. O Life também destaca que o Su-57 é a única aeronave stealth pesada disponível para exportação no Mundo. 

Continua depois do anúncio