Advertisement

Rússia envia caças capazes de usar mísseis hipersônicos para Kaliningrado

Kh-47 mísseis hipersônico MiG-31 Putin

Três caças MiG-31 Foxhound foram enviados na quinta-feira (18) para o exclave russo de Kaliningrado, localizado entre a Polônia e Lituânia. Os aviões podem ser usados com os mísseis hipersônicos Kh-47M2 Kinzhal. 

O Ministério da Defesa russo diz que o desdobramento dos caças com os armamentos avançados “é parte das medidas estratégicas adicionais de dissuasão”. Os MiG-31K (como são chamados os caças adaptados para usarem o míssil) pousaram na base aérea de Chkalovsk, onde ficarão em prontidão de combate 24 horas por dia. 

Segundo a agência estatal TASS, os MiG-31K ainda voaram ao lado de aeronaves de caça da Frota Naval do Báltico durante seu deslocamento. 

Kh-47 Kinzhal míssil hipersônico Rússia
MiG-31K com o míssil aerobalístico hipersônico Kh-47M2 Kinzhal. Foto: Arquivo TASS

A primeira aparição de um MiG-31K armado com um míssil Kinzhal no exclave foi em fevereiro deste ano, cerca de 17 dias antes da invasão da Rússia na Ucrânia. Chamada por Moscou de “Operação Militar Especial”, a guerra entre os dois países vai atingir os seis meses na próxima semana, sem qualquer perspectiva de uma resolução. 

O movimento russo também ocorre 10 dias depois que a Força Aérea Ucraniana (UAF) afirmou que as Forças Aeroespaciais Russas (VKS) voltaram a empregar o míssil no conflito. Na ocasião, a UAF disse que o armamento foi usado para atacar instalações militares na região de Vinnytsia, a cerca de 360 km da capital Kiev.

A região de Kaliningrado é a parte mais ocidental da Federação Russa e um exclave entre a Polônia e a Lituânia. Desde a Guerra Fria, a região tem visto uma forte presença militar, tornando-se um dos focos das tensões entre a Rússia e a OTAN após o início da invasão em larga escala da Rússia pela Rússia em fevereiro de 2022. O território está entre a Polônia e Lituânia, nações que fazem parte da OTAN. 

Rússia Ucrâna Kaliningrado MiG-31 Kh-47M2 Kinzhal hipersônico
Par de caças MiG-31K Foxhound carregando mísseis hipersônicos Kh-47M2 Kinzhal. Foto: MoD RU.

O Kh-47 é o primeiro míssil hipersônico a entrar em operação regular, seguido pelos modelos chineses. O artefato foi desenvolvido com base no míssil balístico de curto alcance (SRBM) 9K720 Iskander, recebendo as modificações necessárias para ser lançado de aeronaves MiG-31K, Tu-22M e Tu-160.

Sua principal característica é a alta velocidade: segundo a Rússia, o Kh-47M2 pode atingir velocidades superiores a 12.300 km/h. Dessa forma, a detecção e interceptação desse míssil é desafiadora, mesmo para os sistemas de defesa aérea mais atuais.

Atualmente, EUA e China seguem na corrida para desenvolver mísseis hipersônicos de cruzeiro e veículos planadores hipersônicos, mais avançados e letais que o Kinzhal, um míssil balístico. 

Com informações de TASS e Aerotime

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Mig 31, Míssil hipersônico, Rússia, usaexport