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Rússia tem projetos para substituir Porta-Aviões que pegou fogo

Danificado pelo fogo em 12 de dezembro, o único porta-aviões da marinha russa, o Almirante Kuznetsov, será consertado e colocado em serviço, disse o chefe da United Shipbuilding Corporation da Rússia à mídia em 17 de dezembro. O navio “não sofreu nenhum dano crítico… permanece à tona e estável na água … ele continuará vivendo”, disse Alexei Rakhmanov.

Uma avaliação da frota do norte da marinha russa estima o dano em 95 bilhões de rublos (mais de US$1,5 bilhão). Isso é considerável, dada a natureza dos danos.

As estimativas também indicam uma mudança adicional de um ano para o projeto de reparo e reforma já atrasado, sob o qual o navio pretende adquirir total operacionalidade com o caça MiG-29K / KUB. Sob readequação desde outubro de 2017, é certo que o navio não cumprirá a meta inicial de voltar à Frota do Norte no próximo ano e provavelmente o fará em 2022-2023.

Enquanto isso, a marinha russa continua avaliando quatro propostas do setor para substituir o Kuznetsov, incluindo o Lamantin do departamento de design de Nevskoye e os outros três elaborados pelo centro científico estadual de Krylov.

Enquanto o Lamantin é um projeto de baixo risco, os do centro de Krylov estão focados em inovações tecnológicas. O Projeto 23000 “Tempestade” – com 330 metros de comprimento e deslocamento de 100.000 toneladas – encontrou ceticismo nos círculos navais.

Um projeto mais recente, apelidado de Storm-KM, também apresenta um reator nuclear, uma unidade auxiliar de turbina a gás e capacidade de transportar 100 aeronaves, deslocando apenas 76.000 toneladas. O diretor geral interino de Krylov, Pavel Filippov, o descreveu como “um projeto de porte médio”, apresentando uma catapulta eletromecânica capaz de acelerar um caça com um fator de carga de 2g.

O menor projeto apresenta propulsão de turbina a gás de 80 MW, suficiente para impulsionar um navio de 40.000 a 44.000 toneladas a 27 nós. A capacidade de armazenamento é para 24 caças MiG-29K e 26 helicópteros.

Os dois últimos empregam o design proprietário de de Krylov, com convés ampliado e um aumento no número de aeronaves a bordo em 25 a 30%. Possui um casco em forma de V, começando com um único arco (unitário) que depois se divide em duas seções traseiras. Embora nenhum navio tenha sido construído para testá-lo, o centro realizou extensos testes em modelos em escala e está considerando a construção de um iate experimental para provar os méritos do projeto.

De acordo com especialistas do setor, a marinha está inclinada para um projeto que deslocaria entre 65.000 e 70.000 toneladas. O esforço de desenvolvimento e construção deve levar dez anos, e uma quantia de 300 a 400 bilhões de rublos. O atual Programa de Armamento 2018-2037 não aloca fundos, mas fornece algum dinheiro para estudos conceituais.

O comandante da marinha russa, almirante Nikolai Evmenov, garantiu à mídia que “o porta-aviões virá”, mas não no futuro imediato. “Construiremos tais navios em tempo útil. No momento, precisamos restaurar os ativos que já recuperamos e estabelecer as bases para o futuro.”

 

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Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias, Notícias