Advertisement

Se afastando da Rússia, Sérvia deve adquirir caças franceses Rafale

Caça multifunção francês Dassault Rafale. Foto: Divulgação.

Os presidentes da Sérvia, Aleksandar Vučić, e da França, Emmanuel Macron, acertaram os detalhes para a compra de 12 aviões de caça Dassault Rafale. Aliada histórica da Rússia, a Sérvia tem acompanhado outros países ao se afastar politicamente de Moscou. 

Entre os dias 08 e 09 de abril, Vučić esteve em Paris, onde tratou de diversos temas estratégicos com Macron. Dentre os assuntos esteve a possível compra de caças Rafale, algo que os dois governos já vem negociando há algum tempo. Agora, os últimos detalhes foram finalizados entre os dois presidentes.

Falando à imprensa, Vučić disse que o negócio deve ser concluído nos próximos meses. “A assinatura do contrato está prevista para cerca de dois meses, com a presença do Presidente da França”, afirmou. Segundo o presidente sérvio, outras pautas de defesa também foram discutidas na França. “Tivemos uma reunião com o grupo Dassault sobre o Rafale, mas também sobre outros tipos de cooperação. Vamos assinar um contrato que irá melhorar significativamente a segurança do nosso país.” 

Caças MiG-29 Fulcrum da Sérvia. Foto: Jovo Mamula.
Caças MiG-29 Fulcrum da Sérvia. Foto: Jovo Mamula.

A possível venda, estimada em 3 bilhões de euros, também é um sinal do progressivo afastamento das relações entre Sérvia e Rússia. Antiga aliada de Moscou, Belgrado busca se aproximar da União Europeia, com vistas a aderir ao acordo econômico. Este distanciamento também foi estimulado pela invasão russa na Ucrânia. 

Os principais jatos da Força Aérea e Defesa Aérea da Sérvia são 13 antigos Mikoyan MiG-29 Fulcrum, que apesar de terem recebido algumas atualizações, são caças já obsoletos. O conflito no Leste Europeu também dificulta a obtenção de peças e serviços de manutenção e suporte para os aviões, alguns dos quais foram doados por Belarus. 

É possível que a compra envolva Rafales usados da Força Aeroespacial Francesa, como ocorreu em negociações com a Grécia e a vizinha Croácia. Embora de segunda mão, os caças Rafale ainda oferecem um salto operacional, com capacidade para emprego de mísseis e bombas inteligentes e equipados com radar AESA, com mais alcance e poder de detecção. Além disso, a compra de aviões usados permite que sejam entregues ainda mais rapidamente. 

Com informações de The Defense Post.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: França, Rafale, Sérvia